Publicidade

Não é difícil entender porque motos trail cativam boa parte dos motociclistas. Suspensão de maior curso, imponência no trânsito, facilidade em superar obstáculos e até mesmo questão de estilo. Desta forma, representam o segundo segmento em volume de vendas no Brasil, atrás apenas das Street – veja tudo sobre isto aqui.

Apostando em versatilidade, as motos trail fazem sucesso no Brasil há várias décadas. Atualmente, XRE 300 e Lander 250 estão entre os modelos mais populares

Aí quem curte motos trail se pergunta: quais são as motos mais baratas do Brasil neste nicho? Pensando nisso, elaboramos uma lista com cinco modelos zero quilômetro, aptos para aventuras dentro ou além do asfalto, que podem ser adquiridos com menos de R$ 20 mil.

Cinco motos trail por até R$ 25 mil

Atenção: elaboramos o material com base na tabela FIPE e não nos preços sugeridos pelas montadoras. Ou seja, os preços das motos apresentadas aqui expressam uma média do valor final cobrado pelas concessionárias em modelos zero quilômetro ao invés das tabelas das marcas que, infelizmente, costumam se distanciar do preço final pago pelo consumidor.

Publicidade

Quer um bônus na nossa lista? Com preço médio de R$ 17.756, a Honda XRE 190 Adventure é uma interessante opção intermediária entre as 150/160 e 250/300 cc

1 – Yamaha Crosser 150 S (R$ 14.946)

Modelo mais acessível da nossa lista de motos trail por até R$ 20 mil, a Crosser S 150 conta com tecnologia Blueflex, que permite rodar com gasolina, etanol ou ambos. Se destaca pelo freio ABS na roda dianteira – útil especialmente em dias de chuva -, suspensão traseira com link e excelente qualidade de acabamento. Saiba mais da Yamaha Crosser 150 no Guia de Motos.

ABS na roda dianteira e suspensão traseira com link são argumentos de venda da Crosser 150 – tanto na versão S (foto) quanto na Z, com paralama dianteiro alto

2 – Honda NXR 160 Bros ESDD (R$ 15.426)

É a líder absoluta de vendas na categoria, com mais de 120 mil emplacamentos em 2019. Flex, a Bros 160 aposta nos freios combinados CBS (Combined Break System) e compartilha a mesma base mecânica da CG 160, incluindo o motor de 14,7 cv e 1,60 kgf.m – a etanol. Também está disponível na Special Edition (foto), com grafismo inspirado na família CRF. Saiba mais da Bros 160 no Guia de Motos.

Publicidade

Robusta, a Bros 160 compartilha a mesma plataforma da CG e lidera as vendas no setor com folga. A segunda colocada em 2019 foi a XRE 300, com 24 mil vendas

3 – Yamaha Lander 250 (R$ 19.633)

Inspirada na icônica XT 660R, a Lander 250 conta com pistão forjado em alumínio e cilindro revestido em cerâmica. O modelo também possui sistema ABS de série na roda dianteira e se diferencia pelo assento amplo e macio, em dois níveis. A atual geração foi apresentada em 2018 e ganhou uma edição especial, do Capitão América, recentemente. Saiba mais da Lander 250 no Guia de Motos.

Renovada em 2018, a Lander mantém a mesma mecânica que lhe rende boa fama desde 2006

4 – Honda XRE 300 (R$ 22.333)

A Honda XRE 300 possui freios ABS nas duas rodas e painel totalmente digital – assim como a concorrente da Yamaha, com velocímetro, hodômetro parcial e total, marcador de nível de combustível, conta-giros, relógio e luzes-espia. O modelo 2021 já está nas lojas, mas acreditamos que ao longo do próximo ano a Honda irá apresentar a nova geração da XRE, já como 2022. Saiba mais da XRE 300 no Guia de Motos.

Publicidade

A XRE 300 é a moto mais potente da nossa lista, com 25,6 cv

5 – Royal Enfield Himalayan (R$ 22.900)

Nem só de japonesas vive nossa lista de motos trail por até R$ 20 mil. A Royal Enfield Himalayan é a única com freio sistema ABS comutável, um diferencial ao uso no off-road. Além disso, aposta no visual exclusivo e é o modelo com mais força, gerando 3,40 kgf.m de torque – com seus 24,5 cv perde em potência para os 25,6 cv da XRE. Saiba mais da Himalayan no Guia de Motos.

Himalayan foge do conceito comum no mercado nacional e aposta em unir os universos trail e clássico

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza