Kawasaki Z 750 - Preco, Ficha Tecnica, Consumo, Fotos e Video
Kawasaki Z 750
A Kawasaki Z 750 é uma motocicleta naked de quatro cilindros em linha de 750 cc. O modelo foi lançado mundialmente em 2004, como uma motocicleta “econômica” da irmã maior, a Z1000 de 2003.
O modelo Z 750 chegou movido por uma versão “amansada” de 750 cc do motor Z1000. Além disso, o conjunto da novidade tinha uma suspensão dianteira invertida e um escapamento do tipo convencional.
Kawasaki Z 750: ficha técnica, consumo, fotos e vídeos
A Z 750 era equipada com motor de quatro cilindros em linha, de 748cm³, 16 válvulas, refrigeração líquida e injeção eletrônica. Um propulsor que desenvolve 106 cv a 10.500 rpm e um torque máximo de 8,0 kgf.m a 8.300 rpm - junto do câmbio tem seis marchas,
Um conjunto que faz de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e atinge 234 km/h de velocidade máxima. No entanto, seu consumo apresentou médias de 15.5 km/litro, na moto com tanque de combustível que comportava 18,5 litros.
Aqui no Brasil, o modelo chegou em 2007, exibindo já o estilo streetfighter, em vez do tradicional farol redondo. Um modelo com conjunto óptico com recortes angulosos e uma pequena carenagem na cor da moto.
Essa versão repaginada quando lançada no país já exibia a ponteira de escapamento em formato triangular. A rabeta era pequena com sua lanterna de LED. Os espelhos tinham linhas retas e fechavam o pacote visual harmonioso e atual para a época.
Rival da Hornet
A Z 750 chegou ao mercado com motor de maior capacidade cúbica e design agressivo. Tudo isso para enfrentar as já consagradas nakeds Honda CB 600F Hornet e Yamaha FZ-6N. Aliás, em números de ficha técnica, a Hornet nunca superou a Kawasaki, pois sempre habitou a casa dos 96/102 cv de potência.
A Kawasaki Z 750 também apostava em um guidão mais largo que outras motos da categoria. Vale ressaltar que esse detalhe ajudava, uma vez que a moto tinha reduzido ângulo de esterço. Mas se a naked da Kawa era mais potente, também era mais pesada! Tinha 203 kg a seco em relação à Hornet com seus 173 kg de peso seco.
Modelo montado no Brasil
Em 2009, a Kawasaki Motores do Brasil (subsidiária da Kawasaki Heavy Industries, com sede no Japão) implantou a primeira fábrica de motocicletas da marca em território Latino-Americano. A produção nacional localizada em Manaus começou, na época, com dois modelos: Ninja 250R e a Z 750.
A pequena carenada Ninja 250R passou a ter o preço divulgado de R$ 15.550. Enquanto isso, a Z 750 - montada pela primeira vez na história fora da fábrica de Akashi - custava R$ 33.990.
Em 2012, a Kawasaki apresentou a Z 800, que substituiu a Z750 ao longo do ano seguinte.
Atinge 200km por hora sem fazer força e na reta, bate os 241kmh do velocímetro (demora mas chega) sem mexer no motor. O motor tem muito torque a partir dos 4000 giros, e você não pode ser muito brusco com o acelerador senão a moto te arremessa para trás.
O freio dianteiro (mesmo sem ABS) é impressionante: nunca vi freio tão poderoso assim, e para a moto imediatamente.
* O pneu traseiro original (dunlop sportmax) é muito ruim, não tem tanta aderência e desgasta muito rápido. Recomendo sua substituição pelo metzeler sportec M5. O dianteiro dá conta do recado.
* O banco do piloto não é dos mais confortáveis, e o do garupa é extremamente desconfortável.
* É preciso atenção especial ao se utilizar o freio da frente em manobras de baixa velocidade. Se possível, use apenas o freio traseiro nessas ocasiões, pois a moto é muito pesada e o freio muito forte. Essa combinação faz com que a moto se projete sobre as pernas do piloto com muita agressividade, mesmo com a moto quase parando. Meu slider já me salvou uma vez, e hoje só uso o freio traseiro quando estou manobrando a minha Z.
* O valor do seguro é altíssimo...
* Existem poucas concessionárias, e elas cobram preços absurdos nas manutenções.
Mas importante colocar o amortecedor de direção. Para uma pilotagem mais hard é essencial e mesmo para iniciantes é importante para aumentar a segurança.
Vinicius Cortes Hipolito
Vinicius Cortes Hipolito
Vinicius Cortes Hipolito
Motor de 750cc 4cilindros com muito torque.
No meu ponto de vista acho a moto economica.
Otimo custo x beneficio.
Desconforto garupa.
Estou gostando muito, definitivamente minha paixão!
Já havia andado na Hornet mas nunca na Z. Achei as trocas de marcha da Z suaves e é com certeza uma moto muito mais calma que a Hornet em baixa rotação, chegando a beirar a falta de fôlego, mas é só impressão. Porém, literalmente acorda depois de 4.000 giros.
- Muito confortável pro piloto.
- Painel de fácil leitura em qualquer horário do dia.
- Chama muita atenção: A moto também chama tanta atenção (a minha é cor Laranja) que é praticamente impossível parar em algum lugar sem alguém perguntar alguma coisa.
- Muito pesada parada.
- Chama muita atenção (também é um contra).
- Desconfortável para o garupa: Para o garupa a situação já complica (mas somente para o garupa). Diferentemente das esportivas, o garupa não pesa em cima do piloto, porém a moto não dispõe de alça (que seja útil) para o garupa segurar-se. É literalmente uma moto para andar sozinho ou com a namorada.