GUIA DE MOTOS

Honda CB 500 X

A linha Honda CB500 tem três versões: uma esportiva, a CBR 500R, uma naked, a CB 500F, e esta versão “de trilha” CB 500X. De trilha entre aspas por que isso ela não é. As motos que evoluíram das competições off-road estilo Dakar se classificam como Bigtrail e para isso mantém certas características determinantes para uma performance adequada na terra. Mas nesse modelo, muitas dessas qualidades são em detrimento de outras para uso no asfalto, como as rodas e pneus utilizados. A categoria que a Honda chama de “Crossover” faz de tudo um pouco mas prefere o asfalto

5 10

Recomendação

satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Leia as Avaliações

Ficha Técnica

  • Cilindrada: 471,00
  • Tipo de Motor: 4 tempos
  • Arrefecimento: Líquido
  • Combustível: Gasolina
  • Potência Máxima: 50.40 a 8500 rpm
  • Torque Máximo: 4.55 a 7000 rpm
  • Transmissão: 6 marchas
  • Injeção: Eletrônica
  • Suspensão dianteira: Convencional
  • Partida: Elétrica
  • Ajuste da suspensão dianteira: Sem ajuste
  • Chassi: Aço
  • Suspensão traseira: MonoShock
  • Peso (seco): 182,00kg
  • Peso em movimento: 0,00kg (MVOM)
  • Comprimento: 2095
  • Largura: 830mm
  • Altura: 1260mm
  • Altura do Banco: 810mm
  • Distância entre Eixos: 1420
  • Pneu Dianteiro: 120/70ZR17M/C (58W)
  • Pneu Traseiro: 160/60 ZR 17M/C (69W)
  • Capacidade do tanque: 17,3
  • Ajuste da suspensão traseira: Pré-carga
  • Balança: Convencional

Outras Versões

  • CB 500 X (ABS):   2022 / 2021 / 2020 / 2019 / 2018 / 2017 / 2016 / 2015 / 2014

  • CB 500 X (STD):   2017 / 2016 / 2015 / 2014

Todas as Avaliações Desta Moto

Recomendo

Prós: CONFORTO, ECONOMIA, MANUTENÇÃO, DIRIGIBILIDADE, CUSTO BENEFICIO
Contras:NÃO TEM MARCADOR DE MARCHA, PARA BRISA PEQUENO PODERIA TER MAIS UNS 5 A 7 CM DE ALTURA E SER UM POUCO MAIS LARGO, POUCA OPÇÕES DE ACESSÓRIOS.

Recomendo

Prós: Conforto, dirigibilidade, economia, desempenho
Contras:Turbulência do vento

Recomendo

Prós: No geral muito confiável Bons freios ABS Conjunto ótico excelente - LEDs Ótimo visual
Contras:Podia ser mais econônica (NC750 é mais econônica). Posição das pedaleiras do piloto ruim (não favorece posição real de Big Trails) - Já tive Versys / Tiger800 / Lander / Crosser e todas são melhores. Posição idêntica da CB500, mais tendendo a esportivo... A minha, a 2a marcha entra com dificuldade. Motor da Honda definitivamente não empolga para meu gosto.

Recomendo

Prós: • Moto econômica; • Vibra muito pouco; • Esquenta muito pouco; • Farol e luz de freio em led ajuda bem além de durar muito mais que as lâmpadas tradicionais; • Há ajuste de suspensão dianteira que melhora um POUCO em pisos ruins (normalmente é o que temos na maior parte dos trajetos dentro das cidades. Mas não chega aos pés da XRE); • Há ajuste de suspensão traseira, que em viagens com garupa ou muita bagagem ajuda muito (mas veja ponto negativo); • Ajuste da manete do freio em 5 posições (tem para todos os gostos e posições). • A moto é fácil de pilotar no transito e nos corredores; • Você consegue andar de 6 marcha a partir de 60KM/h com ótimo torque, o que traz economia sem perder a dirigibilidade se é que posso dizer assim.
Contras:• Painel muito pequeno. (Até a 2019. Dizem que a 2020 será bem melhor); • Pedaleiras um pouco recuada (para trás em relação as demais motos Trails. Em viagens longas incomoda um pouco); • O ajuste da suspensão traseira é bem chato de fazer; • Moto muito baixa, poderia ser uns 5 cm mais alta pelo menos; • Não vem de fábrica com protetor de motor e escapamentos (se bater uma pedra já era); • Roda deveria ser raiada e pelo menos aro 18; • Deveria vir com para-lamas que protege o amortecedor traseiro. (Isso faz uma diferença muito grande, pois para limpar o amortecedor após andar em um piso sujo é complicado, sem falar que a lubrificação poderá ficar prejudicada em casos extremos, irá gastar cerca de R$ 200,00 para instalar); • Não vem com rabeta para instalação de baú (irá gastar de R$ 300,00 a R$ 400,00 reais. Inaceitável em uma moto de 28 mil reais.) • A moto apesar de estar inserida em uma categoria trail, não tem nada, mas nada de trail. Não acreditem nisso, é moto de asfalto bom somente. Na terra você tem que andar a 30Km/h e que não tenha pedras, pois senão corre o risco de levar uma pedrada no motor ou no escapamento e ai é prejuízo certo. • Como a moto utiliza o mesmo chassi da 500F, a posição do guidão é de moto esportiva, para melhorar isso, deverá ser instalado um “riser” que custo em média uns R$ 200,00. • A bolha é mais um enfeite, não ajuda muito em estrada. Se quiser melhorar precisa comprar um defletor que custa em média uns R$ 150,00. • Achei a borracha do guidão muito dura, poderia ser mais confortável por se tratar de uma moto de quase 30 mil reais. • A manete da embreagem é pesada demais. É como se você carregasse uns 2kgs ao passar de cada marcha. Se for andar em um lugar onde se passa marchas o tempo todo, prepara que seu punho vai ficar doendo. • O câmbio (pedal de marchas) é muito seco. Passar marcha da 1 para a 2 parece que você está passando sem acionar a embreagem. Faz um barulho muito estranho e também é duro. (Estou comparando com a XRE que tem um câmbio muito macio. Neste caso entendo que por se tratar de uma moto mais cara, deveria ser pelo menos igual)

Recomendo

Prós: Tamanho ideal para a proposta Leve e ágil Motor com bom torque e baixa vibração
Contras:A tampa do tanque de combustível

Recomendo

Prós: Conforto Consumo Desempenho Agilidade
Contras:Preço Desempenho na terra Vibração no guidão Não tem guarda pó para a suspensão traseira Não tem proteção para o radiador

Recomendo

Prós: Conforto, Design, Dirigibilidade
Contras:Uma pequena vibração entre 4500 e 5500 RPM

Recomendo

Prós: - Bom acabamento - Visual diferenciado - Freios excelentes com opção de ABS - Fácil adaptação / condução - Painel digital completo - Baixo nível de ruído e vibração
Contras:- Preço - Tampa do tanque de combustível convencional

Recomendo

Prós: consumo Pilotagem Versatilidade Visual Freios ABS Manutenção Acessórios
Contras:tanque de combustível com abertura convencional Falta do indicador de marchas Pedaleiras muito recuadas (eu tenho 1.83cm)

Recomendo

Prós: - Boa geometria - Dócil, fácil de conduzir - Bons freios - Muito ágil no transito Perfeito up para quem vem das 250/300cc.
Contras:- Suspensão dianteira dura - Falta indicador de marcha, poderia ter assim como a NC700x
Avaliação
Avaliou Honda CB 500 X
eu recomendo!

Comentarios

pros

CONFORTO, ECONOMIA, MANUTENÇÃO, DIRIGIBILIDADE, CUSTO BENEFICIO

contras

NÃO TEM MARCADOR DE MARCHA, PARA BRISA PEQUENO PODERIA TER MAIS UNS 5 A 7 CM DE ALTURA E SER UM POUCO MAIS LARGO, POUCA OPÇÕES DE ACESSÓRIOS.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 5500
  • Manutenção: Dentro do esperado
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda CB 500 X
eu recomendo!

Comentarios

pros

Conforto, dirigibilidade, economia, desempenho

contras

Turbulência do vento

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Lazer
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 9000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda CB 500 X
eu recomendo!

Comentarios

pros

No geral muito confiável
Bons freios ABS
Conjunto ótico excelente - LEDs
Ótimo visual

contras

Podia ser mais econônica (NC750 é mais econônica).
Posição das pedaleiras do piloto ruim (não favorece posição real de Big Trails) - Já tive Versys / Tiger800 / Lander / Crosser e todas são melhores. Posição idêntica da CB500, mais tendendo a esportivo...
A minha, a 2a marcha entra com dificuldade.
Motor da Honda definitivamente não empolga para meu gosto.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 21000
  • Manutenção: Dentro do esperado
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda CB 500 X
eu recomendo!

Comentarios

pros

• Moto econômica;
• Vibra muito pouco;
• Esquenta muito pouco;
• Farol e luz de freio em led ajuda bem além de durar muito mais que as lâmpadas tradicionais;
• Há ajuste de suspensão dianteira que melhora um POUCO em pisos ruins (normalmente é o que temos na maior parte dos trajetos dentro das cidades. Mas não chega aos pés da XRE);
• Há ajuste de suspensão traseira, que em viagens com garupa ou muita bagagem ajuda muito (mas veja ponto negativo);
• Ajuste da manete do freio em 5 posições (tem para todos os gostos e posições).
• A moto é fácil de pilotar no transito e nos corredores;
• Você consegue andar de 6 marcha a partir de 60KM/h com ótimo torque, o que traz economia sem perder a dirigibilidade se é que posso dizer assim.

contras

• Painel muito pequeno. (Até a 2019. Dizem que a 2020 será bem melhor);
• Pedaleiras um pouco recuada (para trás em relação as demais motos Trails. Em viagens longas incomoda um pouco);
• O ajuste da suspensão traseira é bem chato de fazer;
• Moto muito baixa, poderia ser uns 5 cm mais alta pelo menos;
• Não vem de fábrica com protetor de motor e escapamentos (se bater uma pedra já era);
• Roda deveria ser raiada e pelo menos aro 18;
• Deveria vir com para-lamas que protege o amortecedor traseiro. (Isso faz uma diferença muito grande, pois para limpar o amortecedor após andar em um piso sujo é complicado, sem falar que a lubrificação poderá ficar prejudicada em casos extremos, irá gastar cerca de R$ 200,00 para instalar);
• Não vem com rabeta para instalação de baú (irá gastar de R$ 300,00 a R$ 400,00 reais. Inaceitável em uma moto de 28 mil reais.)
• A moto apesar de estar inserida em uma categoria trail, não tem nada, mas nada de trail. Não acreditem nisso, é moto de asfalto bom somente. Na terra você tem que andar a 30Km/h e que não tenha pedras, pois senão corre o risco de levar uma pedrada no motor ou no escapamento e ai é prejuízo certo.
• Como a moto utiliza o mesmo chassi da 500F, a posição do guidão é de moto esportiva, para melhorar isso, deverá ser instalado um “riser” que custo em média uns R$ 200,00.
• A bolha é mais um enfeite, não ajuda muito em estrada. Se quiser melhorar precisa comprar um defletor que custa em média uns R$ 150,00.
• Achei a borracha do guidão muito dura, poderia ser mais confortável por se tratar de uma moto de quase 30 mil reais.
• A manete da embreagem é pesada demais. É como se você carregasse uns 2kgs ao passar de cada marcha. Se for andar em um lugar onde se passa marchas o tempo todo, prepara que seu punho vai ficar doendo.
• O câmbio (pedal de marchas) é muito seco. Passar marcha da 1 para a 2 parece que você está passando sem acionar a embreagem. Faz um barulho muito estranho e também é duro. (Estou comparando com a XRE que tem um câmbio muito macio. Neste caso entendo que por se tratar de uma moto mais cara, deveria ser pelo menos igual)

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Utilitário (Trabalho)
  • Terreno Testado: Urbano
  • Quilometragem: 1000
  • Manutenção: Dentro do esperado
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda CB 500 X
eu recomendo!

Comentarios

pros

Tamanho ideal para a proposta
Leve e ágil
Motor com bom torque e baixa vibração

contras

A tampa do tanque de combustível

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Lazer
  • Terreno Testado: Urbano, Estrada
  • Quilometragem: 3000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda CB 500 X
eu recomendo!

Comentarios

Eu rodei uns 2.000 km com a moto de um amigo de São Paulo a Campo Grande. A moto é muito confortável e o parabrisa faz diferença na estrada. Na rodovia a média ficou em 25 km/l. Na cidade passa em qualquer lugar. Freia bem e anda melhor ainda. Acompanhei e até ultrapassei algumas Harley Sportster no caminho.

Mas não é trail de verdade, a suspensão é pouco dura pra isso e não tem nada no guidão pra amortecer a vibração, coisa que uma Tenere 250 tem. Ela também não tem proteção para o amortecedor traseiro nem para o radiador, que fica cheio de barro se você sair do asfalto. Fora que os pneus são totalmente on-road.

Ou seja, baita moto pra andar na cidade e pegar a estrada numa boa. Só não espere que ela vá fazer trilha. E ela podia ser mais barata, mas o que no Brasil é barato, não é mesmo?

pros

Conforto
Consumo
Desempenho
Agilidade

contras

Preço
Desempenho na terra
Vibração no guidão
Não tem guarda pó para a suspensão traseira
Não tem proteção para o radiador

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Dei umas voltas
  • Tipo de Uso: Lazer
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada
  • Quilometragem: 0
  • Manutenção:
  • Custo de Mantenção:
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda CB 500 X
eu recomendo!

Comentarios

Excelente motocicleta, me surpreendeu pelo desempenho e ciclística, uma 'ótima opção para quem quer uma moto ágil na cidade e gosta de pegar uma estrada nos finais de semana...

pros

Conforto, Design, Dirigibilidade

contras

Uma pequena vibração entre 4500 e 5500 RPM

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Lazer
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada
  • Quilometragem: 0
  • Manutenção:
  • Custo de Mantenção:
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda CB 500 X
eu recomendo!

Comentarios

A moto realmente surpreende, seu acabamento agrada bastante e o nível de ruído e vibração dela é baixíssimo. Ideal para os motociclistas que estão saindo da categoria 250/300cc.
Mesmo seu preço sendo um pouco salgado não deixa de ser uma boa aquisição. É uma moto muito versátil, roda bem tanto na cidade quanto na estrada onde suas maiores qualidades aparecem como por exemplo seu bom torque mesmo em baixas rotações e sua maciez no rodar. Porém na cidade seu comprimento reduzido em comparação a NC700X e seu bom ângulo de esterço permite rodar por entre o trânsito sem maiores problemas, mesmo sendo uma moto de médio porte seu peso quase nunca é sentido.
Apesar de seu visual aventureiro incursões no fora de estrada devem ser moderados, pois sua suspensão mais rígida que as trails tradicionais diminui bastante o conforto da pilotagem e seu pneu de uso misto não transmite muita confiabilidade nas curvas.

pros

- Bom acabamento
- Visual diferenciado
- Freios excelentes com opção de ABS
- Fácil adaptação / condução
- Painel digital completo
- Baixo nível de ruído e vibração

contras

- Preço
- Tampa do tanque de combustível convencional

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada
  • Quilometragem: 1700
  • Manutenção:
  • Custo de Mantenção:
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda CB 500 X
eu recomendo!

Comentarios

adorei a moto (a minha é 14/15), pois buscava uma moto para o dia dia que tivesse um bom motor, consumo moderado e manutenção barata. Realmente fiz uma excelente compra. Por 140 reais instalei o descanso central, por 600 reais instalei o crashbar e por 250 reais instalei o suporte para baú.....a moto ficou linda.

pros

consumo
Pilotagem
Versatilidade
Visual
Freios ABS
Manutenção
Acessórios

contras

tanque de combustível com abertura convencional
Falta do indicador de marchas
Pedaleiras muito recuadas (eu tenho 1.83cm)

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada
  • Quilometragem: 1300
  • Manutenção:
  • Custo de Mantenção:
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda CB 500 X
eu recomendo!

Comentarios

Realmente uma boa opção de entrada para cilindradas maiores. Excelente ciclistica, aceleração progressiva, mas ainda empolgante, uma moto bastante ágil e divertida de se conduzir. Estou bastante satisfeito!

pros

- Boa geometria
- Dócil, fácil de conduzir
- Bons freios
- Muito ágil no transito

Perfeito up para quem vem das 250/300cc.

contras

- Suspensão dianteira dura
- Falta indicador de marcha, poderia ter assim como a NC700x

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano
  • Quilometragem: 700
  • Manutenção:
  • Custo de Mantenção:
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
É expressamente proibida a reprodução de qualquer matéria sem a prévia autorização do Motonline e dos autores (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98).
Proibida a reprodução parcial ou integral mesmo que citada a fonte. Todos os direitos reservados. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
Site Ramar Ventures

buscar conteúdo

Encontre anúncios, guias, notícias e conteúdos sobre motos.

Cotar Seguro da Sua Moto