Publicidade

As motos e quadriciclos do Dakar voltaram às atividades nesta terça-feira. O retorno aconteceu depois do cancelamento da oitava etapa, para as duas categorias, em luto a morte do piloto Paulo Gonçalves, vitimado em um acidente no sétimo estágio do rali. E foi Pablo Quintanilla, com a Husqvarna, que levou a primeira vitória após o recesso.

Pablo Quintanilla levou a Husqvarna para a primeira vitória no Dakar 2020 - Foto: Dakar Media

Pablo Quintanilla levou a Husqvarna para a primeira vitória no Dakar 2020 – Foto: Dakar Media

A nona etapa do Dakar contou com 476 quilômetros, entre Wadi ad-Dawasir e Haradh. Quintanilla foi o triunfante, entretanto, a trilha do dia ofereceu uma grande disputa nas areias da Arábia Saudita. O piloto da Husqvarna ficou boa parte do estágio sob a pressão da KTM de Toby Price a das Honda de Joan Barreda e Ricky Brabec.

Publicidade

Somente na última seção que o chileno conseguiu abrir distância e vencer por 1m54s de Price, que ficou em segundo. Barreda terminou em terceiro e Brabec completou em quarto lugar – suficiente para lhe manter no topo da classificação geral. Ross Branch, com sua KTM, fechou o top5.

Classificação geral entre as motos depois de 9 etapas de 12:

1° Ricky Brabec (Honda) 31h59m29s
2° Pablo Quintanilla (Husqvarna) + 20m53s
3° Toby Price (KTM) + 26m43s
4° Joan Barreda (Honda) + 28m16s
5° Jose Ignacio Cornejo (Honda) + 29m29s

Ricky Brabec segue na liderança da classificação geral entre as motos - Foto: Dakar Media

Ricky Brabec segue na liderança da classificação geral entre as motos – Foto: Dakar Media

* Saiba como foram os dias anteriores *
Saiba tudo sobre o Dakar 2020
Dia1: KTM vence abertura
Dia2: Branch tem vitória surpreendente
Dia3: Honda tem as três motos mais rápidas da etapa
Dia4: Sunderland punido perde vitória para Cornejo
Dia5: Price vence, Sunderland cai e abandona
Dia6: Honda conclui metade do Dakar na liderança
Dia7: Paulo Gonçalves morre em acidente na sétima etapa

Publicidade

Brasileiros no Dakar 

Motos – Lincoln Berrocal terminou a nona etapa do Dakar em 82° com sua KTM Replica 450. Com o resultado, o brasileiro figura na 75ª posição da classificação geral. O paranaense de 61 anos participa da sua segunda edição no rali.

UTV – Os UTVs, carros e caminhões não tiveram pausa na segunda-feira e foi justamente neste dia que a dupla de competidores Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin terminam na primeira colocação. Já na terça, durante o nono estágio, a sorte mudou e os brasileiros completaram em 18°. O atraso foi resultado de um problema na homocinética dianteira esquerda, durante os deslocamentos. Atualmente eles estão em 9° no ranking geral.

Depois de uma vitória, dupla brasileira foi atrasada novamente por problemas mecânicos - Foto: Dakar Media

Depois de uma vitória, dupla brasileira foi atrasada novamente por problemas mecânicos – Foto: Dakar Media

Décima etapa do Dakar

Na quarta-feira acontece a décima etapa do Dakar entre as cidades de Haradh e Shubayatah. Serão 534 km de especiais em um trecho com total de 608 km. O dia será mais um com o desafio da super-maratona, em que os pilotos correm sem o apoio de equipes para manutenção. Eventuais reparos – realizados pelos atletas – deverão ser feitos em 10 minutos, caso contrário será abandono de prova.

Publicidade

vinheta-instagram_8

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza