Cheias de personalidade, as motos custom fazem a cabeça de muita gente. Saiba quais são as mais vendidas do Brasil em 2021, conforme os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) referentes ao primeiro semestre do calendário.
As motos custom mais vendidas de 2021
A custom mais emplacada no período foi a Haojue Chopper Road, com mais de 900 unidades. Nos próximos meses ela irá ganhar companhia nas concessionárias graças à chegada da Master Ride 150. O lançamento da Haojue aterrissa em setembro e compartilha o motor com a Chopper, mas tem ciclística e visual próprios.
Motos custom mais vendidas 2021
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Ranking | Modelo | Nº de unidades |
1 | Haojue Chopper Road | 937 |
2 | Kawasaki Vulcan S | 370 |
3 | Dafra Horizon 150 | 287 |
4 | Harley-Davidson Fat Boy 114 | 144 |
5 | Harley-Davidson Ultra Limited | 115 |
6 | Harley-Davidson Sport Glide | 93 |
7 | Harley-Davidson Road Glide Limited | 92 |
8 | Triumph Bobber | 89 |
9 | Harley-Davidson Fat Boy 107 | 85 |
10 | Harley-Davidson Heritage Classic | 82 |
11 | Harley-Davidson Fat Bob | 73 |
12 | Harley-Davidson Road King Special | 58 |
Assim, a lista com as motos custom mais vendidas de 2021 é puxada pelos modelos mais baratos. Além da Chopper, sua concorrente Horizon 150 aparece no top3. Entre as duas está a única representante da família Vulcan que temos no Brasil, a S. Atualmente, a Kawasaki tem preço sugerido de R$ 39.990.
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Harley Davidson domina na alta cilindrada
Do quarto ao 12º lugar do ranking temos o domínio da Harley-Davidson. O modelo mais vendido da marca é a Fat Boy 114, seguido pela Ultra Limited, uma das motocicletas mais caras da companhia à venda no país. Segundo a FIPE, seu preço médio é de R$ 144 mil.
A única fabricante inserida entre as Harley é a Triumph, com a Bobber. Mesmo sem algumas características comuns no segmento, como motor em V, a britânica inclusive já foi premiada como a melhor moto custom do Brasil num passado recente. Veja o teste com ela aqui.
Declíneo das motos custom
Cabe observar aqui o momento pelo qual o setor passa no país. Podemos afirmar que apesar de ter um público fiel, a categoria não vive seus melhores dias por aqui.
Se há alguns anos o consumidor podia optar entre diversas marcas, dos ícones americanos Harley Davidson e Indian às japonesas Honda e Yamaha, restaram agora poucas opções no mercado. A Yamaha aposentou a Midnight Star, a Suzuki deu fim às Boulevard M1500, M1500R, M1800R, M800R e M800, a Honda parou a produção das Shadow. A Indian chegou e deixou nosso mercado. E estes são só alguns exemplos.
Atualmente, na baixa cilindrada temos apenas as Dafra Horizon e Haojue Chopper, sem nenhuma custom de 250cc ou 300cc. Uma possível exceção é a clássica Meteor 350, lançada pela Royal Enfield na semana passada. O próximo passo são as Vulcan S e Bobber. No seguinte já estamos nas Harley e investindo mais de R$ 90 mil, resumidamente.
Esperamos que lançamentos como os da Master Ride e Meteor 350 aqueçam este segmento que ainda pulsa em outros mercados. Vamos acompanhar.