59 motos Suzuki no Guia de Motos

Motos da Suzuki

Muito antes de sonhar em produzir motos, a Suzuki especializou-se na construção de teares para tecelagem, atividade que cresceu exponencialmente até à Segunda Guerra Mundial. 

Porém, após o conflito houve uma crise no setor têxtil e a marca começou a cogitar entrar em outros setores. Na fase pós-guerra, o desejo de mobilidade da população japonesa levou ao florescimento de inúmeras fábricas de bicicletas motorizadas. 

Foi Shinzo Suzuki, diretor da empresa na época, que moveu o desejo de uma nova forma de mobilidade para dentro da marca. Foi assim que, cansado de voltar para casa pedalando – muitas vezes contra o vento – teve a ideia de um novo produto em 1951.

Assim, graças à experiência adquirida pelos técnicos com teares têxteis, nasceu a “Power Free”, a primeira moto da marca.

 

Avançando no tempo, atualmente, a Suzuki conta com a representação dos seus produtos pelo mundo em mais de 112 países, com 18 fábricas em 16 países.

 

J Toledo Motos do Brasil

Em 1992, a Suzuki chegou ao Brasil por meio da sua representante J Toledo Motos do Brasil. Esta empresa nacional detém o direito na fabricação e comercialização das motocicletas da marca japonesa para todo o território brasileiro.

Neste início das operações da JTZ, foram lançados os modelos GSX-R1100, GSX-R750 e VX-800. Já em 1994 teve início a produção SKD (parte das peças é montada em território nacional) no Pólo Industrial de Manaus. 

Isso porque, a JTZ é instalada em Manaus, com a linha de fabricação e montagem com treinamento de engenheiros especializados da Suzuki Motor Corporation. Aliás, a linha Suzuki no Brasil é composta por motos de diferentes categorias, desde street, naked, adventure até supersport.

Em 1995 ocorreu o lançamento dos modelos GSX-750F, GS-500E e Bandit N600. Já no ano seguinte foi a vez do lançamento da GSX-R750 (SRAD). E no mesmo ano de 1996 chegaram ao Brasil os modelos motocross RM125 MX, RM80, e RM250, além do modelo enduro RMX250. 

Em 1997 teve início a produção CKD (motos completamente montadas em território nacional) no Polo Industrial de Manaus. Foi também a época da chegada da primeira motocicleta com injeção eletrônica, a TL1000S. Nesse mesmo ano foram lançadas a Intruder 250 e a Katana 125.

Em 1998 ocorreu o lançamento da lendária Hayabusa, ainda em sua primeira geração. Entrando em 2000 a JTZ trouxe os modelos DR-Z 400E (primeira enduro de 4 tempos) e a Burgman 400, que estreavam no mercado.

Motos por Marca