Suzuki Burgman 125 - Preco, Ficha Tecnica, Consumo, Fotos e Video
Suzuki Burgman 125
A série de scooters Burgman, conhecida no Japão como Skywave, é produzida pela Suzuki com motores de 125 a 638 cm³. Extinta no Brasil, a família deixou saudades por aqui, especialmente o seu modelo de entrada, o Burgman 125, produzido em duas versões, de 2006 a 2019. No entanto, no exterior o modelo segue em linha.
Suzuki Burgman 125: preço, ficha técnica, consumo, fotos e vídeo
O Burgman 125 foi lançado no Brasil como AN 125 Burgman, ainda em sua versão carburada, em 2006. Em 2010 a Suzuki encerrou a montagem da primeira geração do “Burgmanzinho”, que foi seguida pela chegada da segunda geração, em 2011 – já como modelo 2012.
Era a chegada do Burgman i 125, agora com injeção eletrônica e atendendo às novas normas de emissões do Brasil. Porém, a demora para lançar a atualização lhe custou a liderança do mercado, tomada pelo Honda Lead.
O principal destaque do novo Suzuki era a adoção da injeção eletrônica, que garantiu uma aceleração ‘sem buracos’ e mais economia. Entretanto, o novo conjunto cobrava seu preço na potência, pois retirava significativos 3 cv do pequeno scooter. Desta forma, o Burgman i desenvolvia apenas 9 cv e 0,95 kgf.m de torque, contra 12,3 cv e torque de 1,1 kgf.m do antecessor.
A nova geração do scooter também tinha outras novidades. No visual, recebeu faróis e setas dianteiras reposicionados e perdeu o para-lamas dianteiro, que costumava vibrar muito em movimento. Também ganhou novo assento e chamativos espelhos retrovisores que, com hastes largas, acompanhavam as cores da carroceria.
Suzuki Burgman 125 consumo
Um dos pontos negativos do modelo pode ser seu nível de consumo. Não que a sua média de 31,6 km/litro (registrada em nosso teste de 2011) seja um vexame, mas fica bem abaixo do esperado para a categoria. A Elite 125, por exemplo, roda cerca de 50 km/litro em perímetro urbano, média bem próxima ao da Yamaha Neo 125.
Os outros pontos de ressalva é seu o desempenho, às vezes insuficiente para rodar com garupa, especialmente em rodovias! Vale lembrar que scooters não são indicados para esse tipo de uso. Com cerca de 10 cv de potência, rodar com o Burgman 125 na casa dos 100 km/h (no painel) não é missão fácil, quase impossivel…
Mas com certeza o Burgman 125 também tem seus atrativos, que começam pela sua praticidade e o baixo custo, especialmente de aquisição! Equipado com compartimento sob o assento e porta luvas, garante boa capacidade para levar itens do dia a dia, agradando ao uso em cidades.
Suzuki Burgman 125 usada
O pequeno scooter da Suzuki seguiu nas vitrines até 2019, praticamente sem alterações, quando foi aposentado sem deixar substituto. Mais ou menos, na verdade…Acontece que em 2017 o grupo JTZ, que representa a Suzuki no Brasil, passou a comercializar motos das marcas Kymco e HaoJue.
Estas novas marcas são focadas, respectivamente, em scooters médios e motocicletas de baixo custo. Desta forma, a Suzuki se reposicionou no mercado e passou o mercado das scooter de entrada ao HaoJue Lindy 125 que, na prática, acabou substituindo o Burgman.
No entanto, o Burgman manteve seu nome forte no mercado de usadas até os dias de hoje, pois atende bem a sua proposta. É um veículo prático, de fácil manutenção e que garante deslocamentos rápidos no trânsito da cidade. Então, se esta é a necessidade, um Burgman pode responder muito bem.
Claro, uma vez que o modelo já saiu de linha a alguns anos é preciso ficar atento ao estado de conservação e cuidados com a manutenção antes de efetuar uma compra. Por fim, é comum também ver proprietários fazendo críticas ao pós-venda da Suzuki, o que acaba gerando alguma dificuldades ou espera para encontrar peças de reposição. Para conferir as opiniões dos donos, confira mais detalhes abaixo do nosso Guia de Motos.
Não é visada para roubo;
Bom torque nas arrancadas;
Velocidade final considerável em se tratando de uma scooter (100 km/h);
Silenciosa;
Ótimo acabamento;
Posição de pilotagem;
Baixo consumo (38km/l).
Carregando garupa chega a arrastar o lastro em algumas lombadas mais altas;
Farol com pouca luminosidade, mas nada que com a troca para uma lâmpada mais potente resolva;
baixo indice de roubo
super prática
Bom conjunto de suspensão que faz com que mesmo com as rodas pequenas ela entrente bem as ruas do nosso Brasil...
Consumo dentro do esperado. A minha esta na média de 36 a 37 Km/l sendo que gosto de acelerar hehehe
O freio dianteiro também poderia ser um pouco mais forte.
Espaço embaixo do banco poderia caber um capacete fechado e a tampa do tanque de combustivel poderia não ficar embaixo do banco, tendo que levantar o mesmo para abastecer.
- economica (melhor média foi 41 km/l, sendo minha média 38km/l)
-bagageiro bom, tinha espaço para eu colocar muita coisa (compra de supermercado, livros e mochila para faculdade, objetos que eu não queria que fossem molhados, etc)
- não é visada para roubos e furtos
- muito fácil pilotar
- barata de adquirir
- manutenção barata
- posição de pilotagem sentada, muito gostoso.
- Arrancada muito forte. Deixa outras motos maiores para trás
- hoje eu acho scooter bonito. Na epoca eu achava FEIO PRA CARALHO!
- consumo não é tão economico igual de outras motos. Mas ainda assim é muito economica, vamos deixar isso claro. 35km/l no mínimo
- eu achava ela extremamente feia. Tinha muita vergonha. Mas depois, passei a ter orgulho. Estou a cerca de 4 meses pesquisando uma nova moto para comprar e essa moto me fez gostar de scooter, ou seja, eu pesquiso outras motos mas logo volto a pensar em scooter (por isso essa indecisão de meses).
- O pneu de 10 apesar de dar muita estabilidade na cidade, é bem desagradavel ele ser tão pequeno. Qualquer buraco na pista, se você pegar, você sente. Então é importante se manter muito atento na pista. Mesmo buracos pequenos irão te fazer sentir
Não libera calor nas pernas e ptotege das poças de água.
Perde um pouco de velocidade em subidas pesadas em trechos de estrada, mas vai bem no restante.
Muito feliz -recomendo.
Bons freios
ÓTima diribilidade
Compacta
Resistente
Possui grelha p bagagem
Vale o preço
Refrigerada a ar.
Não é flex
Eu nunca testei de verdade a autonomia dela pois eu completo o tanque e minha viagem por dia é de um pouco mais de 70km, quando completo a primeira viagem (ida e volta) o ponteiro volta marcando 3\4 do tanque, pois bem, pego a moto no dia seguinte e quando chego no trabalho já está um pouco abaixo de 1\4 do tanque e no meio do caminho já marca como vazio, mas eu consigo chegar em casa de boa, sempre que abasteço até a boca sempre passa bem pouco de 4 Litros, ou seja ainda tem tanque pra mais meia viagem pelo menos, mas eu nunca arrisquei pra ver se conseguia mesmo, eu particularmente me decepcionei quando percebi isso logo no 1º dia que andei nela, então eu sempre abasteço a cada 150-160km, no meu caso a cada 2 dias é cerca de $14 dilmas da boa e da gasolina do padre consigo por $12.
Antes também cheguei a fazer este mesmo trajeto com minha esposa de garupa, altas aventuras principalmente em subidas, nas subidas de cerca de 100/150 metros eu entrava a 80/90 km/h, e terminava a subida à 50/40 km/h, eu mesmo não gostava de andar com garupa mas a dona onça queria chegar mais cedo no trabalho (só quem pega a Raposo Tavares de manhã sabe a M q vai enfrentar).
Também tenho que falar do farol, muito fraco, a visibilidade é muito ruim pra quem pilota, parece que vc está com uma vela no escuro, mesmo ligando o farol alto.
Se vc vai andar somente na cidade, vai fundo pq a motinha nunca me deixou na mão em 1 ano e meio, é muito ágil, só não é mais ágil que a Lead, ao menos na arrancada, pq na reta a Lead só fica vendo sua lanterna traseira.
No meu caso como pego Rodovia, eu sinto falta de um pouco mais de velocidade final e menos perda de velocidade em declive, acredito que vou cair nas 150/250, porque se for moto mesmo até uma 125 a perda em declive é bem menor, além disso o banco é duro, e vc percebe muito isso quando faz viagens com mais de 30 minutos sem pausa, sem aquele farol pra dar uma ajeitada nos países baixos.
Se seu trajeto for Rodovia com muitas subidas vá de moto 150+.
Se for andar na cidade e uma vez ou outra se aventurar em rodovias pode ir pq não é tão ruim assim.
Boa Dirigibilidade para uma scooter
Bonita
Preço
Velocidade Final
perda de velocidade
Aro Pequeno
Marcador do Combustível
Visibilidade do Farol Dianteiro
Custo baixo de peças
Rede de concessionárias
Não é visada para roubo, seguro barato.
Dispensa uso de graxa, lubrificação externa, não tem corrente.
Tive uma 2007 carburada e agora uma 2013 i
Pneus requer calibragens semanais, murcha muito rápido.
Tenho uma Burgman i 125 2011/2012 desde Setembro de 2011. Ando uma média de 70 KM por dia, hoje ela está com 27.000 KM ñ me arrependi da compra. Moto econômica (faz 35KM/L) fácil dirigibilidade, espertinha, ñ é visada p/ roubo e vcs vão rir mas a Burgman é vista com outros olhos pelos motoristas(eles abrem passagem no corredor,diminuem velocodade p/ vc passar e evitam até fechadas propositais e nunca fui parado em blitz da polícia diferente de uma CG150 q eu tinha). Não tive nenhum gasto alto com manutenção fora óleo e filtro a cada 3.000KM troquei lona e pastilha +ou- 20.000KM, vela no mesmo KM, cabo do velocimetro 23.000KM, um Pneu rasgado com 15.000KM.
Só gostaria de receber uma ajuda, se alguém pode me dizer quais itens devo verificar na moto já que ela vai bater os 30.000 KM. Dizem que tem que trocar a correa e trocar os roletes de embreagem (???)