126 motos Honda no Guia de Motos

Motos da Honda

A Honda é a maior fabricante de motos do Brasil, com aproximadamente 75% de market share. Aqui, emplacou clássicos como a Hornet, a CB 450 e a CBX 750F Sete Galo, além de modelos criados especialmente ao nosso mercado que se tornaram sucessos de vendas. Na lista, CG, Biz e Pop.

 

A Honda motos no Brasil

A Honda chegou ao país oficialmente 1971, inaugurando sua fábrica no então novo Polo Industrial de Manaus em 1976. Hoje, produz motocicletas, automóveis e motores no Brasil.

Nas motos, tudo começou com a venda de motos importadas, em 71. Cinco anos depois inaugurou a Moto Honda da Amazônia, em Manaus, de onde saiu a primeira CG. Desde então, a unidade já produziu mais de 26 milhões de motos, além de quadriciclos e motores estacionários.

A unidade da Amazônia posiciona-se como líder absoluta no segmento de motocicletas no Brasil, com mais de 75% de market share. No complexo, além do processo produtivo da montagem de motocicletas, ocorre o desenvolvimento de diversos ferramentais e componentes que integram o produto final. No local, a fábrica atua com um vasta gama de motocicletas, de 110 a 1000cc. A unidade é localizada em um terreno de 742 mil m² e 292 mil m² de área construída e que conta com cerca de 7.000 colaboradores

 

 

Motos Honda: a maior do mundo

A nível mundial a Honda conta com 474 subsidiárias e afiliadas nos quatro cantos do planeta, com 72 unidades de produção e 35 centros de Pesquisa & Desenvolvimento. Toda a operação conta com mais de 219 mil colaboradores espalhados pelo mundo. Atualmente, a marca é a líder isolada na produção de motos, fabricando mais de 14 milhões de unidades/ano.

 

Honda CG, o veículo mais vendido do Brasil

A CG foi a primeira motocicleta fabricada pela Honda no Brasil e desde o lançamento, em 1976, superou o marco de 14 milhões de unidades produzidas. Para se ter idéia, modelos muito populares de carros como Volkswagen Fusca, Gol e Fiat Uno têm “apenas” 15 milhões… somados!

Uma série de fatores pode explicar o sucesso do modelo. Um dos destaques é a versatilidade da motocicleta, pois ela é usada com transporte diário, meio de trabalho e até mesmo lazer.

A Honda CG teve várias gerações e constantemente foi evoluindo em aspectos como tecnologia e motorização. Em 1981, o modelo ganhou uma versão alimentada à álcool, primeira do tipo no mundo. Já em 1998 surgia a CG 125 Cargo, voltada ao uso profissional – com banco individual mais largo e bagageiro para transporte. Mais tarde o motor evoluiu, em 2004 foi lançada a CG de 150cc, junto de uma atualização no design. Logo em seguida, a moto foi pioneira novamente com o lançamento da CG 150 Titan Mix. Foi a primeira motocicleta bicombustível no mundo produzida em série, movida tanto a álcool como a gasolina.

Entre todas as Honda CG atualmente à venda, a versão Fan é a preferida dos brasileiros. Nos últimos quatro anos – de 2019 até 2022 – a CG 160 Fan foi a recordista em vendas, à frente de todas as outras CG, da profissional Cargo, da básica Start à topo de linha Titan.

 

Honda Automóveis do Brasil

Em 1992 chegaram ao Brasil os primeiros automóveis da Honda, ainda importados. Foi somente em 1997 que a Honda Automóveis do Brasil iniciou a produção nacional do Civic, em Sumaré (SP). Desde 2019 a Honda também iniciou a produção de automóveis em uma nova fábrica, localizada em Itirapina (SP). A intenção é transferir toda a produção para a nova unidade gradativamente.

 

Seguros Honda e o Banco Honda

Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 foi criado o Consórcio Honda. A empresa faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda.

 

Onde fica o parque eólico Honda

Em 2014, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). Segundo a marca, o empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré e dos escritórios nas cidades de Sumaré e São Paulo. No ano seguinte, em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do jato  executivo HondaJet para o Brasil.

Motos por Marca