Honda CB 500 - Preco, Ficha Tecnica, Consumo, Fotos e Video
Honda CB 500
A CB 500 ‘antiga’ sucedeu a CB 450 DX e antecedeu a CB 600F Hornet, outros dois sucessos de vendas. Para quem não sabe, a Honda CB 500 chegou ao mercado brasileiro em 1997 e permaneceu nas lojas até 2005. Confira a ficha técnica e imagens desta naked “raiz” que tem fãs até os dias de hoje, apaixonados pela sua robustez e desempenho.
Honda CB 500 ‘antiga’: ficha técnica, consumo, fotos e vídeos
Usamos aqui o termo ‘antiga’ para diferenciar a antiga CB 500 da Honda CB 500F. Apesar do nome praticamente idêntico, são duas motos completamente diferentes. A primeira esteve à venda do final da década de 1990 ao início dos anos 2000.
Enquanto isso, a CB 500F chegou ao Brasil em 2014 e permanece em produção. Lembrando que a trail CB 500X e carenada CB 500R fazem parte desta geração mais nova. Voltando a 500F e a 500 antiga, ambas as motos não compartilham nenhuma peça, seja chassi, motor, suspensão ou eletrônica. Nada é intercambiável entre os dois modelos.
Desta forma, a CB antiga era movida por um motor de dois cilindros em linha, arrefecido a líquido, com 498,8 cm³, DOHC, com oito válvulas. Apesar de ser considerado moderno para sua época, era alimentado por dois carburadores. Com tudo isso, o propulsor gerava 54 cv a 9.000 rpm e torque de 4,50 kfg.m a 8.000 rpm.
Apesar disso, eram números bem similares aos da nova geração. A CB 500F gera 50,4 cv e 4,55 kgf.m de torque. Ou seja, tem uma redução de 6,7% na potência e acréscimo de 1,1% no torque em relação a CB carburada.
Mas, para quem prefere a nostalgia da velha CB, saiba que ela atingia a marca de 100 km/h em apenas 4,7 segundos. A sua velocidade máxima, ou top speed, era outro destaque do modelo, afinal a 500 superava os 170 km/h reais, chegando aos 200 km/h no painel.
No entanto, o motor de ótimo desempenho e rotações altas (comparadas ao ‘padrão’ atual) - junto da alimentação por carburadores - cobrava seu preço no consumo. A média ficava na casa dos 20 km/litro, mas caia para aproximadamente 13 km/litro em tocada esportiva. Em comparação, uma CB 500F supera a marca de 28 km/litro em velocidade de cruzeiro.
Foi sucesso nacional
A CB 500 antiga chegou com uma missão difícil. Precisava substituir à altura a CB 450, que era um sucesso de vendas e ícone nacional de esportividade nos anos 1980. Além disso, precisava se mostrar atual para os ‘novos’ padrões da época. Lembrando que o Brasil tinha se aberto para importações recentemente.
O modelo CB 500 já era oferecido na Europa (onde chegou a ter uma segunda geração e outras versões) e também agradou por aqui. Sua principal concorrente era a Suzuki GS 500E, que estava um passo atrás em tecnologia – especialmente pelo motor, com 2 válvulas por cilindro.
Assim, a CB 500 ‘antiga’ vendeu mais de 21 mil unidades no país. Aliás, o modelo era nacionalizado, integrando a linha de montagem da fábrica da Honda em solo verde e amarelo, localizada em Manaus. Depois de 2005, a CB 500 foi substituída pela famosa CB 600F Hornet.
Forte abraço a todos!
Motor de alta durabilidade( se não for o melhor que a Honda já produziu neste sentido)
Preço de revenda estabilizado( R$ 10.000,00 a 14.000,00)
Moto robusta, de porte e presença. chama atenção principalmente pelo estilo clássico.
Estilo Old/Retrô, com destaque pra o painel.
Tanque de combustível com ótima capacidade ( 18 litros).
Apesar da agressividade é uma moto fácil de pilotar.
Boa autonomia, levando em consideração que é uma 500cc( fazendo a minha na faixa de 15/19 km por litro, claro maneirando o punho.)
Por ser um pouco baixa, tem que tomar cuidado com certas lombadas.
Hj infelizmente há o costume de compara-las as ninjas 250/300. A resposta ao acelerador, e o ganho de giro mostram que são motos de categorias diferentes. Pelo tamanho do motor, as ninjinhas fazem milagres.
A 120km/h com o escape original, nem se ouve o barulho do motor, funcionando tranquilo a 6mil rpms, e quase não há vibração.
E essas motos tem um ronco mt caracteristico, extremamente "macio" em marcha lenta. E apesar do elevado peso, quase não se sente ao pilotar a moto.
Definiria a CB500 como um intermediário perfeito pra quem nao pode ter 2 motos, e pro motociclista emergente. Anda bem no transito (em dias mt quentes ou transito mt travado, chega a ligar a ventoinha), anda bem na estrada, com conforto e segurança. Sem custar tão caro nem na hora da aquisição, nem na hora da manutenção.
Consumo eu acho mt bom. Claro que tem algumas 600 que fazem isso, mas com no minimo uma década a mais de tecnologia, mas mesmo assim ainda consegue ser mais econômica que a Fazer na estrada. Todos falam mau da suspensão traseira da moto. Porém eu a acho mt mais confiavel que uma gambiarra com monochoque de twister e solda no quadro. Ela apenas não mermite mt abuso, até pq, não é uma moto esportiva.
Estado de conservação na hora de compra, pois pela idade da moto, é dificil achar uma bem conservada hj em dia.
Painel mt simples.