Honda CBR 1000 RR Fireblade - Preco, Ficha Tecnica, Consumo, Fotos e Video
Honda CBR 1000 RR Fireblade
A série da superesportiva da Honda, Fireblade, surgiu com a CBR 900 RR, de 1992. Ao longo do tempo o modelo evoluiu e ampliou sua potência, levando às ruas tecnologia das pistas de corrida. Confira mais detalhes sobre o modelo de 1.000 cilindradas, a Honda CBR 1000RR Fireblade, ou simplesmente Fireblade 1000.
CBR 1000 Fireblade 1000: ficha técnica, consumo fotos e vídeos
A Fireblade 1000 cc nasceu em 2004, inspirada pela adoção dos motores de 1.000 cm³ da MotoGP. O modelo estreou com diversas tecnologias, como o Honda Eletronic Steering Damper, um amortecedor eletrônico de direção de série, e balança traseira Unit Pro-Link.
Seu design também era inspirado na RC211V, pilotada por Nick Hayden e pelo brasileiro Alex Barros, marcado pela saída do escapamento sob o assento. O motor tinha exatos 998 cm³, era um quatro cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas e arrefecimento a líquido.
Assim, a máquina desenvolvia potência máxima de 173 cv a 11.250 rpm e torque de 11 kgf.m a 8.500 rpm. Logo em 2006 a superbike ganhou uma nova balança traseira, mais leve. As suspensões foram revisadas e um novo sistema de escapamento foi adicionado.
A Fireblade 2008
Em 2008 surgiu uma nova geração da Fireblade 1000 cc. A superesportiva foi completamente renovada, incluindo mecânica, visual e eletrônica. O motor ainda seguia a mesma receita, mas subiu para 999,8 cm³ e elevou sua potência para 178 cv a 12.000, enquanto o torque cresceu para 11,4 kgf.m a 8.500.
O chassi também era inédito e o peso total, dois quilos mais leve, marcando apenas 177 kg. Com tanque de 17,7 litros a moto tinha consumo entre 15,45 Km/l e 18,40 dependendo da fome por velocidade do piloto.
No design as linhas ficaram mais arredondadas e minimalistas, deixando os ângulos retos de lado. A Honda adotou novo sistema de escapamento, bastante curto e posicionado na lateral direita, antes do término da balança.
O modelo adotou novo amortecedor eletrônico de direção e também embreagem deslizante, que evita o travamento da roda traseira em abruptas reduções de marcha. Mas foi só em 2010 que a superbike ganhou o primeiro sistema de freios ABS com controle eletrônico.
CBR 1000RR Fireblade 2017
A Honda apresentou a nova geração da CBR 1000RR ainda no Intermot 2016. O modelo teve visual repaginado, rabeta e carenagem menores. O motor também ganhou atenção especial e passou a entregar 191,7 cv a 13.000 rpm e 11,82 kgf.m de torque a 11.000 rpm.
Além de tudo, a moto pesava cerca de 194 kg, de acordo com cada versão. E a tecnologia evoluiu junto, inclusive com adoção de sistema semi-ativo de suspensões. Havia ainda, freios ABS, modos de pilotagem, controle de tração e quickshifter.
Nova CBR 1000RR-R
Em 2020 chegou a nova geração da Fireblade 1000. Muito mais que apenas um R no nome, passando a se chamar CBR 1000RR-R , a superbike ganhou um novo projeto, ficando ainda mais próximo da eletrônica e mecânica da RC 213V, pilotada por Marc Márquez na MotoGP.
O motor de 999 cm³ foi totalmente renovado e desenvolve brutais 217 cv a 14.500 rpm, bem como 11,52 kgf.m de torque a 12.500 giros. Tudo isso para mover apenas 201 kg, já em ordem de marcha, considerando todos os fluidos e tanque cheio.
O modelo conta ainda com suspensão semi-ativa Öhlins, freios Brembo, anti-wheelie, ABS comutável, mapas de potência, nível de atuação do freio motor e muito mais. Mas o consumo de uma esportiva não é dos melhores…
Com tanque de 16,2 litros e mesmo pilotando com muita cautela, o motociclista consegue fazer apenas 17 km/l, o que prevê uma autonomia média de 270 km.
Só fica devendo em trânsito devido seu peso e calor gerado pelo motor por estar parado, mas não é moto para este propósito.
Em "campo aberto" muito gostosa de curtir, tanto num passeio com garupa quanto num alopra sozinho, respeitando as dimensões da motocicleta.
Muitíssima estável em altas velocidades!
Robustez
Controle em baixas, médias e altas rotações
Design
Dirigibilidade
Peso
Em trânsito, calor excessivo nas pernas
Ruim em congestionamentos (peso X tamanho = cansativa para trânsito pesado)