Yamaha DT 180 Z - Preco, Ficha Tecnica, Consumo, Fotos e Video
Yamaha DT 180 Z
Sobre a YamahaDT 180 Z
A Yamaha inovou em 1981 no segmento off-road com a DT 180. Foi a segunda motocicleta trail fabricada pela marca no Brasil, a primeira foi a TT 125 cm³, lançada em 1979. Do modelo durgiram versões como a DT 180 Six Speed (seis velocidades), DT 180 N (sistema elétrico de 12V) e DT 180Z, com freio a disco na roda dianteira.
Ficha Técnica
Cilindrada:
176
Tipo de Motor:
2 tempos
Arrefecimento:
Ar
Combustível:
Gasolina
Potência Máxima:
16.70 cv a 7000 rpm
Torque Máximo:
1.74 kgf.m a 6500 rpm
Transmissão:
6 marchas
Injeção:
Carburada
Suspensão dianteira:
Convencional
Partida:
Mecânica
Ajuste da suspensão dianteira:
Sem ajuste
Chassi:
Tubular semiduplo de aço
Suspensão traseira:
MonoShock
Peso (seco):
102
Comprimento:
2105
Largura:
895
Altura:
1200
Distância entre Eixos:
1345
Pneu Dianteiro:
2,75 – 21 NHS
Pneu Traseiro:
4,10 – 18 NHS
Capacidade do tanque:
9
Ajuste da suspensão traseira:
Pré-carga
Balança:
Convencional
Avaliações da Yamaha DT 180 Z
Recomendo
Comentários:
Praticamente indestrutível. Outra moto que tive quando era jovem.
Prós:
motor, robustez, suspensões
Contras:
cheiro de oleo 2 tempos na roupa
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
0
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Enviada em 12/06/2023
Recomendo
Comentários:
Possui DT 180 por 14 anos, até me acostumar com ela tive alguns probleminhas, furei o pistão 4x mas ela me proporcionou inúmeras alegrias e só sou o motociclista que sou hoje por causa dela, tenho muitas saudades não tenho do que reclamar pois apos varias quedas que ela me deu de presente rsrsrs, aprendi a nunca subestimar uma moto pela sua aparência. Sou louco por esta moto!!!!!
Prós:
dirigibilidade, respostas rapidas ao aceleredor
Contras:
nada contra
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
0
Custo de Mantenção:
Baixo
Enviada em 12/06/2023
Recomendo
Prós:
Aos 13 anos eu costumava pilotar uma DT 180 de trilha em um sítio afastado da cidade, em estradas de terra e subindo e descendo morros. A moto estava bem judiada, o que fazia com que às vezes desse trabalho dar a partida nela. Mas uma vez que ela ligava era só alegria e uma boa aventura pela frente! A força do motor de 2 tempos era impressionante, fazendo a moto se comportar como um cavalo selvagem. E a moto também proporcionava uma grande sensação de liberdade. Pilotar uma DT é pura emoção!
Em geral, os prós são: Visual - Não se trata de um projeto moderno, mas tem uma aparência agressiva que já diz muito sobre a moto; Conforto - Por ser uma moto trail, sua suspensão é bem macia, fazendo ela passar tranquilamente sobre buracos e pedras. O banco não é tão duro quanto os de outras trails; Performance - Disso eu já nem preciso falar, graças ao motor de 2 tempos ela tem uma aceleração bem rápida e uma arrancada forte. Mesmo tendo cerca de 17 cv, ela é capaz de deixar uma falcon pra trás; Dirigibilidade boa; Mecânica muito simples; Muito leve.
Em geral, os prós são: Visual - Não se trata de um projeto moderno, mas tem uma aparência agressiva que já diz muito sobre a moto; Conforto - Por ser uma moto trail, sua suspensão é bem macia, fazendo ela passar tranquilamente sobre buracos e pedras. O banco não é tão duro quanto os de outras trails; Performance - Disso eu já nem preciso falar, graças ao motor de 2 tempos ela tem uma aceleração bem rápida e uma arrancada forte. Mesmo tendo cerca de 17 cv, ela é capaz de deixar uma falcon pra trás; Dirigibilidade boa; Mecânica muito simples; Muito leve.
Contras:
Bem defasada tecnologicamente, porém a manutenção ainda não é difícil visto que essa moto ainda é muito utilizada nas trilhas, dividindo espaço com motos modernas como a CRF 230. O consumo realmente não é dos melhores. Deve fazer algo entre 17 e 22 km/litro.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Terra
Quilometragem:
40000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Baixo
Enviada em 11/06/2023
Recomendo
Comentários:
Tive 3 , 2 foram 1987 e 1 de 1995, das 3 duas foram para trilha e uma ficou para rua mesmo. Posso dizer que pela sua mecânica simples ela acaba por ser de baixo custo. Desde que tenha zelo e faça sempre revisões preventivas passa a ter uma mecânica confiável . Na rua a suspensão cumpre bem o seu papel e apesar da traseira ainda não ser sistema pro link ainda consegue certo conforto para buracos e lombadas. Moto se arrancada rápida devido além de ser 2T , pelo seu peso também. Na trilha era A MOTO , fácil e barato de consertar , tinha bom torque e potência mas se usada no limite trincava o quadro .Nas trilhas era fácil ver maluco pedalando até botar a língua para fora e ela não pegar, pois ela precisa atenção em certos pontos na hora de transformá-la para trilha, não é simplesmente desmontar seta e retrovisor e colocar pneu, ,era necessário vedar caixa de filtro de ar ;também vedar a entrada do cabo de acelerador no pistonete e na junção do cabo do acelerador (onde ocorriam as travadas de acelerador), como poderia ocorrer o travamento do motor pelo problema na bomba de óleo , o mesmo era desligado e o óleo misturado diretamente na gasolina em sua devida proporção . Hoje é difícil demais de achar uma que esteja para rua e original pois a maioria foi para as trilhas, é uma moto que me deixou boas lembranças
Prós:
Médio conforto, manutenção barata ,posição de pilotagem,mecânica simples, potência e peso, 2T visual bonito para sua época.
Contras:
Consumo razoável, consumo de óleo, cheiro de fumaça na roupa.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
50000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Enviada em 14/06/2023
Recomendo
Comentários:
Tive a magrela DT 180 que me carregou de 1992 até 1996 quando passei para a DT 180 N, primas da DT 180 Z, a única da família mensionada aqui no Motonline.
Deixaram suadade pelos momentos felizes que proporcionaram, muitos caminhos, encontros e desencontros na década de 90.
Deixaram suadade pelos momentos felizes que proporcionaram, muitos caminhos, encontros e desencontros na década de 90.
Prós:
Baixo custo de manutenção.
Leve, ágil e bonita.
No trânsito urbano cumpriu todas as suas obrigações. As estradas asfaltadas e de terra nos finais de semana eram trilhadas com eficiência do conjunto.
Leve, ágil e bonita.
No trânsito urbano cumpriu todas as suas obrigações. As estradas asfaltadas e de terra nos finais de semana eram trilhadas com eficiência do conjunto.
Contras:
Cheiro de óleo no piloto e passageiro.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
20000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Enviada em 12/06/2023
Recomendo
Comentários:
Talvez tenha tido azar mas a minha travou o motor 2x, a Vela ficava encharcada e não pegava passei muito apuro com a moto, o óleo dois tempo deixa um cheiro horrivel na roupa, minhas namoradas na época ficavam com o cabelo fedorento e odiavam, e teve algumas que o escapamento chegava e espirrar borra de óleo e respingar na roupa do carona.
E gastei muito com a moto troquei muita coisa, fiz a parte elétrica inteira, pneus, o quadro trincou tive que soldar enfim não foi bom
E gastei muito com a moto troquei muita coisa, fiz a parte elétrica inteira, pneus, o quadro trincou tive que soldar enfim não foi bom
Prós:
Muito boa por ter a roda grande na dianteria e ser alta na cidade é muito confortável
Contras:
morto 2 tempos, cheiro horrível de óleo, barulhenta, vibra tudo, pra fazer pegar a moto é um sofrimento, graças a deus hj as motos tem partida elétrica.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano
Quilometragem:
45000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Alto
Enviada em 25/02/2021
Recomendo
Comentários:
Essa moto eu comprei com meu pai há uns 5 anos. Estava encostada e enferrujada numa garagem. Pagamos R$ 2.500 nela e eu devo ter gasto a mesma quantia arrumando. A primeira coisa foi desmontar tudo para pintar o quadro e substituir peças em mal estado. Foi aí que eu vi o quanto é simples mexer nessa moto. Duas chaves de boca e um alicate a deixam só no quadro em questão de minutos. O motor já está na quarta retífica, provavelmente por causa do tempo parado e mecânicos que só sabem mexer em CG. Mas as famosas "7 partes móveis" em todo o motor são simples e mesmo a retífica completa não sai por mais de R$ 400.
A moto deixa muita 250cc para trás e muda de direção com facilidade. A suspensão de curso longo ignora os buracos e a posição do piloto é muito confortável, como na maioria das Trail. O diferencial aqui é deixar moleque de Twister para trás numa nuvem de fumaça, rs.
Eu acho a fumaça e o cheiro do óleo 2 tempos um charme, mas como todo mundo que eu conheço acha que é um defeito, entram na lista dos contras. O consumo não é dos melhores, mas é esperado para um motor desse tipo. Comigo, fica na casa dos 17 km/l na cidade.
A moto deixa muita 250cc para trás e muda de direção com facilidade. A suspensão de curso longo ignora os buracos e a posição do piloto é muito confortável, como na maioria das Trail. O diferencial aqui é deixar moleque de Twister para trás numa nuvem de fumaça, rs.
Eu acho a fumaça e o cheiro do óleo 2 tempos um charme, mas como todo mundo que eu conheço acha que é um defeito, entram na lista dos contras. O consumo não é dos melhores, mas é esperado para um motor desse tipo. Comigo, fica na casa dos 17 km/l na cidade.
Prós:
Desempenho
Charme do motor 2 tempos
Simplicidade mecânica
Dirigibilidade
Charme do motor 2 tempos
Simplicidade mecânica
Dirigibilidade
Contras:
Consumo
"Charme" da fumaça e do cheiro de óleo 2 tempos, tem que goste. Como eu, por exemplo.
"Charme" da fumaça e do cheiro de óleo 2 tempos, tem que goste. Como eu, por exemplo.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
18000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Enviada em 25/02/2021
Recomendo
Comentários:
Durante anos a DT 180 foi a rainha das trilhas dando muito couro nas XL 250 da Honda. A moto era barata, fácil de manter, resistente, valente. Como era super leve, na trilha era uma delícia de pilotar. Nos enduros era a primeira colocada e ocupava as primeiras colocações, invariavelmente. No uso urbano era honesta, razoavelmente confortável e para a época era uma das melhores motos que havia. No reino das 125, a DT 180 N era muito maior e encorpada. Hoje em dia existem alternativas muito melhores e com mais presença mas na época era o Ó.
Prós:
Leve, fácil de pilotar, robusta, simples, valente, barata.
Contras:
Consumo elevado, fumaça de 2t, suspensões passáveis
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Terra
Quilometragem:
27000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Enviada em 25/02/2021
Recomendo
Comentários:
Adquiri uma dt 180 zero em 1987 e preparei-a para trilhas... Só alegrias... só boas e divertidas recordações. Muitos anos de ótima convivência.
Até hoje elas estão presentes nas trilhas. Parece que nada as destroem.
Até hoje elas estão presentes nas trilhas. Parece que nada as destroem.
Prós:
Tratorzinho que o tempo não destrói
Contras:
... idade ?
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Terreno Testado:
Terra
Quilometragem:
80000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Enviada em 25/02/2021
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