Yamaha XJ6 N - Preco, Ficha Tecnica, Consumo, Fotos e Video
Yamaha XJ6 N
A Yamaha XJ6 foi uma motocicleta naked de quatro cilindros, porta de entrada no mundo das 600 cc no universo da marca. Lançada em 2009, foi um dos modelos mais emblemáticos de sua época e disputava mercado com a famosa Honda CB 600F Hornet, numa briga que move com muitos fãs até hoje.
Yamaha XJ6, ficha técnica, consumo, fotos
Em 2009 chegou ao mercado nacional a Yamaha XJ6. A moto tinha como base a interessante Yamaha FZ6, mas com conjunto “amansado”. Assim, rendia ‘apenas’ 77,5 cv de potência máxima a 10.000 rpm. O modelo naked também entregava torque máximo de 6,1 kgf.m aos 8.000 rpm. Em resumo, a XJ6 oferece um comportamento mais calmo e econômico, mas com um som delicioso.
A ciclística do modelo também tinha suas características próprias. A XJ6 tinha na dianteira roda de aro 17 vestindo pneu 120/70 ZR e na traseira a roda também de 17 polegadas tinha pneu de 160/60-ZR. No restante, a Yamaha XJ 6 oferecia um visual esportivo e encorpado.
O tanque era volumoso, largo e com capacidade para 17,3 litros. O farol tinha formato de diamante e o guidão de tipo tubular chegava cromado. Um design que agradou muitos e inspirou outros modelos da marca, como a primeira reestilização da Fazer 250.
Consumo da moto XJ 6
Além disso, a moto naked fazia médias de consumo em torno de 18 km por litro na cidade e 22 km/l na estrada. Em 2013, a Yamaha XJ6 recebeu novidades, mecânicas e visuais. A moto ganhou aletas laterais maiores, piscas de cor transparente, duas alças de liga leve para o garupa e o painel display digital em LED. O motor recebeu cabeçote retrabalhado, virabrequim reforçado e dutos de admissão modificados. Assim o propulsor operava de forma mais mansa e teve reduzido os seus níveis de emissões. Era também a sua última atualização.
Quem substituiu a Yamaha XJ6
No lugar da moto de quatro cilindros, a marca investiu em modelos mais confortáveis, econômicos e previsíveis. A Yamaha trocou a XJ 6 pela MT 07, com seu motor de dois cilindros em linha. A novidade pode ter desagradado alguns, mas os números de vendas mostraram que os japoneses acertaram na estratégia.
No período em que XJ e MT estavam juntas nas lojas, a novidade MT atropelou a velha XJ6. Em 2017, a MT vendeu quase o dobro da naked quatro cilindros: 1.406 registros ante 868. Em 2018, outra lavada acima dos 50% de diferença: 1.507 emplacamentos contra ‘apenas’ 1.064. Em 2019, a Yamaha retirou a XJ6 das lojas.
Mercado e preço da XJ6
Se a Yamaha XJ6 tinha configuração mais tímida que a rival Honda Hornet, também era consideravelmente mais barata. Voltando no tempo, em 2010, o modelo da Honda com ABS custava cerca de R$ 8 mil a mais que a rival. Ou seja, quase 16 salários mínimos (na época, R$ 510) de diferença.
Com isso, na hora de fechar negócio na concessionária a Hornet partia dos R$ 36.000, enquanto a XJ6 surgia mais convidativa, por ‘apenas’ R$ 28.300. Hoje, ambas as motos seguem “quentes” no mercado de usadas, com o modelo da Yamaha se mantendo mais acessível.
* Painel de Instrumentos de Fácil Leitura.
*conforto.
*Distância Entre-Eixos.
*Distribuição de Peso e Centro de Gravidade.
*Posição de Pilotagem.
*Ângulo de esterço do Guidão.
*Agilidade, e bom torque em Baixas rotações.
*Preço, não é tão cara e faz frente bonito em relação a concorrência.
*Tanque Pequeno, entorno de 17 Litros, dificulta para viagens um pouco mais longas.
*A Limitação do Motor, Um Crime que a Yamaha cometeu limitando tanto um motor tão Potente, mas mesmo assim o desempenho é excelente.
*Falta de Apoio para o Garupa, O que foi resolvido no modelo 2014.
*Preço das peças de reposição Originais, a Yamaha é bisonha até no preço das peças de motos de baixa cc, as peças da fazer tem um preço parecido com as da Xj.
*Consumo, que não é nada mal, mas quem quiser desfrutar a Essência da sinfonia do Motor tetra, dando um gás as mais na motoca também usando um escapamento esportivo e remapeando a mesma, vai sentir uma certa diferença com relação ao consumo.
A moto arranca muito forte e linearmente, o que não a torna tão perigosa quanto a dosagem no acelerador, pode enrolar o cabo, sentir o coice, mas sem muito perigo, como levantar a frente ou perder o controle do guidon.
Se mostra muito confortável, principalmente na maciez da suspensão.
Revisões não tanto frequentes.
Torque em baixas e médias rotações.
Maciez da suspensão.
Conforto.
Aerodinâmica (no caso da xj6-f)
Facilidade em pilotar.
As revisões acredito estarem dentro do preço para uma moto de média cilindrada, todas feitas na autorizada.
Agora com 12000km vou trocar pastilha de freio traseira, pneu dianteiro acho que rodas mais uns 2 ou 3 meses, o pneu traseiro está de meia vida pra menos.
Tive outras motos como titan 125, CBR 450, Falcon 400, Tornado 250, Drag Star 650, e agora a XJ6N, e posso dizer que dentre as que citei esta é a melhor, até agora claro.
Motor com resposta rápida.
Freios de grande eficiência.
Retrovisores de bom tamanho, facilitando a visualização do transito ao seu redor.
Painel de fácil visualização inclusive durante a noite.
A embreagem é um pouco dura, o que pode causar um desconforto no antebraço quando se utiliza a motocicleta em locais onde faz-se necessária a troca constante das marchas.
O consumo fica abaixo da média de motos da categoria e até outras de maior cilindrada.
Ela atende ao que é proposto e é uma naked de respeito.
Menos potente que a Hornet mas tem um charme exclusivo.
Anda muito bem.
Bonita e diferente.
Andei 1250 km em um dia com ela, simplesmente fantástico.
Acredito que quem tenha uma seja muito feliz.