Altura da moto
Proteção aerodinâmica
Banco confortável
Torque em baixa
Yamaha XT 660 Z Ténéré - Preco, Ficha Tecnica, Consumo, Fotos e Video
Yamaha XT 660 Z Ténéré
Sobre a YamahaXT 660 Z Ténéré
A Yamaha XT 660Z Ténéré completa a chamada “família Ténéré”, composta por XTZ 250 Ténéré e a XT 1200Z Super Ténéré. Com visual que remete às motos de rali, o modelo brigava no segmento das trail de média cilindrada, com concorrentes como BMW G 650 GS e a Yamaha XT 660R, moto com a qual a Ténéré compartilhava o mesmo motor.
Ficha Técnica
Cilindrada:
660
Tipo de Motor:
4 tempos
Arrefecimento:
Líquido
Combustível:
Gasolina
Potência Máxima:
48 cv a 6.000 rpm
Torque Máximo:
5,95 kgf.m a 5.500 rpm
Transmissão:
5 velocidades
Injeção:
Eletrônica
Suspensão dianteira:
Garfo telescópico com 160 mm de curso
Partida:
Elétrica
Chassi:
Tipo Diamante em aço
Suspensão traseira:
Monoamortecedor, ajustável para pré-carga e retorno e 145 mm de curso
Peso em movimento:
215 (MVOM)
Comprimento:
2260
Largura:
900
Altura:
1450
Altura do Banco:
865
Distância entre Eixos:
1505
Pneu Dianteiro:
Scorpion Trail 90/90R 21M/C 54S
Pneu Traseiro:
Scorpion Trail 130/80R17M/C 65S
Capacidade do tanque:
23
Balança:
Convencional
Avaliações da Yamaha XT 660 Z Ténéré
Recomendo
Prós:
Contras:
Um cilindro - vibração
Esquenta muito
Esquenta muito
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
16000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Enviada em 22/03/2023
Recomendo
Prós:
- estilo (gosto pessoal, acho matadora);
- autonomia (tancão de 23l) e jeitão off-road (aro 21 + curso de suspensões longo) sem concorrentes;
- posição de pilotagem;
- curso e calibragem da suspensão;
- freios excelentes, muito potentes - duplo disco dianteiro.
- autonomia (tancão de 23l) e jeitão off-road (aro 21 + curso de suspensões longo) sem concorrentes;
- posição de pilotagem;
- curso e calibragem da suspensão;
- freios excelentes, muito potentes - duplo disco dianteiro.
Contras:
-diversos problemas com plásticos (sinaleiras e carenagens laterais do tanque que quebram, vibração na carenagem frontal / parabrisa) que não se resolve com a troca em garantia de peças, exigem "artifícios" ou mesmo a troca por outras fabricadas sob medida (ex. a carenagem lateral do tanque que já existe fabricação em fibra de carbono);
- facho do farol alto fraco - espalha bem a luz mas a intensidade é baixa;
- apagões do motorzão no trânsito urbano - nunca se resolve 100%;
- potência razoável, mas poderia ser melhor com um aprimoramento principalmente no mapeamento da injeção eletrônica;
- consumo poderia ser melhor (BMW Sertão dá um banho);
- apesar de ter o jeitão OFF, andar com ela no off exige coragem, braço e bolso ($$);
- pior de todos os defeitos: má vedação das peças plásticas que compõem a admissão (snorkel e tampas da caixa do filtro de ar), junto com um filtro que não filtra em uso off mais intenso: o motor "chupa" poeira e vai, literalmente, pro saco. Muitas unidades queimando óleo com 20 mil km ou até menos. Pelo menos a fábrica está arrumando, mas não sei dizer dos casos em as revisões não são feitas na CC;
- custo do seguro;
- pós-venda Yamaha (não é exclusivo deste modelo)
- facho do farol alto fraco - espalha bem a luz mas a intensidade é baixa;
- apagões do motorzão no trânsito urbano - nunca se resolve 100%;
- potência razoável, mas poderia ser melhor com um aprimoramento principalmente no mapeamento da injeção eletrônica;
- consumo poderia ser melhor (BMW Sertão dá um banho);
- apesar de ter o jeitão OFF, andar com ela no off exige coragem, braço e bolso ($$);
- pior de todos os defeitos: má vedação das peças plásticas que compõem a admissão (snorkel e tampas da caixa do filtro de ar), junto com um filtro que não filtra em uso off mais intenso: o motor "chupa" poeira e vai, literalmente, pro saco. Muitas unidades queimando óleo com 20 mil km ou até menos. Pelo menos a fábrica está arrumando, mas não sei dizer dos casos em as revisões não são feitas na CC;
- custo do seguro;
- pós-venda Yamaha (não é exclusivo deste modelo)
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
36000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Enviada em 22/03/2023
Recomendo
Prós:
conforto, mecânica, força, resistência
Contras:
valor de manutenção, peças plásticas que quebram de maneira recorrente, excesso de calor nas pernas por conta do posicionamento da saída de escape
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Utilitário (Trabalho)
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
7000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Alto
Enviada em 12/04/2023
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