Honda BIZ 125

Honda BIZ 125
Recomendação:
Satisfação Geral:
Dirigibilidade:
Visual:
Consumo:
Conforto:
Custo X Benefício:
Performance:
Leia as Avaliações Deixe sua Avaliações
Sobre a Honda BIZ 125

Criada especialmente para atender o público brasileiro, a Biz é um sucesso estrondoso no país - somando mais de 4 milhões de unidades emplcadas, desde 1998. Assim, a Biz 125 é famosa por ser econômica e robusta, além de ganhar pontos pela 'ausência de embreagem', facilitando a pilotagem.

 

Honda BIZ 125: ficha técnica, consumo, fotos

A Biz é da categoria de motos CUB (Category Upper Basic – categoria básica superior) e foi desenvolvida pela Honda especialmente para o nosso mercado nacional. O modelo chegou ao país em 1998 como substituta da Dream C-100 e logo se tornou um sucesso. Era econômica, leve e tinha comodidades como o espaço sob o banco e embreagem automática com câmbio rotativo. 

A primeira grande atualização da Biz aconteceu em 2005, com o lançamento da Biz 125. O novo motor de 124,9 cilindradas, que ainda era carburado, tinha potência de 9,1 cavalos e  1,06 kgfm. Ou seja, essa segunda geração a Biz aposentou a antecessora de 100cc e apresentou um visual mais moderno.

Mas a comodidade foi mantida, como o bagageiro sob o assento e o referido câmbio rotativo com embreagem semiautomática, que dispensava a necessidade da mão esquerda para trocar as marchas. Além disso, o tamanho das rodas seguia com aro 17 na frente e 14 atrás. 

Já no ano de 2006, a maior novidade do modelo era a inserção de freio a disco na roda dianteira. Essa versão era chamada de Biz 125+ e seguia com o mesmo conjunto já conhecido. Claro, com a adição do disco na roda da frente ainda sem ABS.

Em 2009, a Biz 125 foi o primeiro modelo de baixa cilindrada no Brasil a receber injeção eletrônica PGM-FI, tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes e contribui com a eficiência do motor e economia de combustível. Segundo dados da fábrica, o consumo médio era cerca de 7% menor que na versão anterior, carburada, que já registrava na casa dos 30/40 km/Litro.

 

Tudo sobre a Biz 125

Em 2011, o modelo ganhou a sua terceira geração com a versão do motor Flex e a capacidade do tanque aumentada de 4 para 5,5 litros. No ano seguinte foi lançada a Biz 100, como opção de entrada, uma versão mais simples e menos potente da 125. 

Dotada de agora com tecnologia permite a utilização de etanol, gasolina, ou a mistura de ambos em qualquer proporção a Biz 125 seguiu um sucesso. A potência máxima anunciada se manteve em 9,1 cv a 7.500 rpm e torque de 1,01 kgf.m a 3.500 rpm - com ambos os combustíveis.

Por fim, a quarta e atual geração foi lançada em 2018. Desta vez, a Biz 125 ganhou visual renovado, novo grupo ótico frontal, freios combinados CBS e painel digital. Aliás, o painel passou a contar com a função Eco-Lamp, uma luz que auxilia o piloto a encontrar o modo mais econômico de pilotar. Além disso, houve a ampliação do espaço sob o assento e a adoção da inédita tomada 12V. 

 

Consumo da Honda Biz 125

O baixo consumo é um dos pontos altos da Biz 125, econômica tanto de manter quanto na hora de parar no posto de gasolina. É comum ver relatos de motociclistas que rodam mais de 50 km por litro com suas motos... e até mais! Foi o que aconteceu em nosso último teste com a Honda Biz. Na ocasião, ela fez médias acima dos 70 km por litro em perímetros urbanos, rodando com velocidades entre 40 e 60 km/h.

 

Vídeo da Honda BIZ 125

Ficha Técnica

Cilindrada: 124
Tipo de Motor: 4 tempos
Arrefecimento: Ar
Combustível: Flex
Potência Máxima: 9.00 a 7500 rpm
Torque Máximo: 1.00 a 3500 rpm
Transmissão: 4 marchas
Injeção: Eletrônica
Suspensão dianteira: Convencional
Partida: Elétrica
Ajuste da suspensão dianteira: Sem ajuste
Chassi: Aço
Suspensão traseira: Bi-shock
Comprimento: 1891
Distância entre Eixos: 1261
Pneu Dianteiro: 60/70 - 17 M/C 33L
Pneu Traseiro: 80/100 - 14 M/C 49L
Capacidade do tanque: 5,1 litros
Ajuste da suspensão traseira: Eletrônica
Balança: Convencional

Outras Versões

Biz 125 / 125 Flex:   2021 / 2020 / 2019 / 2018 / 2017 / 2016
BIZ 125 ES:   2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010 / 2009 / 2008 / 2007 / 2006 / 2005
BIZ 125 EX:   2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010
BIZ 125 KS:   2015 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010 / 2009 / 2008 / 2007 / 2006 / 2005
BIZ 125/125i Flex:   2022 / 2021 / 2020 / 2019 / 2018 / 2017 / 2016 / 2014
BIZ 125+ IE:   2011 / 2010 / 2009 / 2008 / 2007 / 2006
mais opções

Todas as Avaliações da Honda BIZ 125

Recomendo
Classificação
Comentários:
Comprei a Biz 125 ES em 2009, pois minha esposa se animou a também usar moto para transporte. Acreditava que seria um veículo mais fácil para ela conduzir e acertei na mosca. Ela era super leve, perfeita para os dias de trânsito parado e pequena para encostar em qualquer canto na hora de estacionar. O baú embaixo do banco era um destaque, já coloquei de tudo lá dentro, até as compras da semana. Recomendo a quem quer economia de combustível e manutenção, confiabilidade mecânica e não circula por rodovias, quando ela pode te colocar em situações difíceis por falta de velocidade final.
Prós:
Economia: a minha era das primeiras com motor injetado, então fazia sempre acima de 50 km/L, inacreditável. Olha que peso mais que 90 kg e não deixava de acompanhar o fluxo do trânsito mesmo nas vias mais rápidas. Manutenção: super fácil, em um ano e meio rodei uns 5000 km, praticamente só troquei óleo e abasteci. Muito confiável. Desempenho: pode parecer piada elogiar o desempenho de uma Biz, mas ela consegue ter muito torque nas rotações baixas e médias, o que faz a condução ficar muito prazerosa. Em 3ª você anda desde quase parado até uns 70 km/h, o que é muito cômodo. Acabamento: mesmo ficando na chuva e no sol forte, os plásticos pouco desbotaram. Encaixes e parafusos são simples mas de qualidade - quem já viu ou teve uma Sundown de perto, sabe o que estou falando. No momento de vendê-la, vi uma motoneta ainda muito nova, mesmo sem grandes cuidados.
Contras:
Realmente gostei da Biz, pouca coisa me incomodou nela. Desempenho em rodovia: tudo bem que a proposta não é andar bem em rodovias, mas o caso dela é crítico e foi o motivo que me fez trocá-la por uma moto mais potente. Em subidas longas eu só conseguia subir a 60 km/h, encolhido na faixa da direita, até ônibus e caminhões me ultrapassavam. Em descidas, eu conseguia me manter a 100-110 km/h, o que seria razoável se o velocímetro não fosse tão errado - na verdade eu deveria estar a pouco mais que 90 km/h, com gente grudada na minha traseira. Ninguém merece. Suspensão: dianteira e traseira tem pouco curso, as duas. A traseira é a pior pois, além de curta, é mole. Andando sozinho eu percebia, com garupa ela parece estar com defeito de tão ineficiente. Freios: A minha Biz não tinha freio a disco na frente, mas isso nem me causou tanto problema, mesmo na chuva - e peguei muuuita chuva com ela. Agora o traseiro trava com uma facilidade danada, talvez por estar acostumado com o freio traseiro da XR 200R, que era quase inexistente...
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano
Quilometragem:
5000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 30/05/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
1 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
Econômica, rápida( ganho ou no minimo empato com qualquer 125), confortável, o baú é o melhor dela, tenho os documentos e celular e qualquer outra coisa livre de poeira e água, o espaço entre banco e guidão ajuda para levar fardo de farinha, ração de cachoro ou outrls pacotes/sacos grandes.o cambio sem embreagem ajuda para dirigir com uma só mão. Eu não trouco por outra moto da mesma faixa de cilindrada, tem a relação perfeita entre economia, agilidade e utilidade. Fora q as peças dela quando estragam( oq é raro, gasto menos de 100 reais a cada 1000 km, contando tudo exeto a gasolina) o melhor dela é q na chuva vc Nao suja os calçados com lama q e oq aconte com quase todas a s outras motocicletas.
Contras:
Suspensão curta, ou ela é dura ou se regular mais macia ela bate quando á uma iregularidade mais grande. A luz dela é muito ruim e as lampadas led não ficam com um foco bom, tanque pequeno, e a minha q ja rodou muito interior ( a coitada tem mais de 73k de kms a carenagem começa a fazer barulho.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
73987
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 10/02/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
0 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
Econômica, rápida( ganho ou no minimo empato com qualquer 125), confortável, o baú é o melhor dela, tenho os documentos e celular e qualquer outra coisa livre de poeira e água, o espaço entre banco e guidão ajuda para levar fardo de farinha, ração de cachoro ou outrls pacotes/sacos grandes.o cambio sem embreagem ajuda para dirigir com uma só mão. Eu não trouco por outra moto da mesma faixa de cilindrada, tem a relação perfeita entre economia, agilidade e utilidade. Fora q as peças dela quando estragam( oq é raro, gasto menos de 100 reais a cada 1000 km, contando tudo exeto a gasolina) o melhor dela é q na chuva vc Nao suja os calçados com lama q e oq aconte com quase todas a s outras motocicletas.
Contras:
Suspensão curta, ou ela é dura ou se regular mais macia ela bate quando á uma iregularidade mais grande. A luz dela é muito ruim e as lampadas led não ficam com um foco bom, tanque pequeno, e a minha q ja rodou muito interior ( a coitada tem mais de 73k de kms a carenagem começa a fazer barulho.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
73987
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 10/02/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
0 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
Econômica( andando entre 60 e 80 na rodovia fez 57km/l e moendo a pau sempre quase no corte de giro no interior e cidade fez 35 km/l),ápida( ganho ou no minimo empato com qualquer 125), confortável, o baú é o melhor dela, tenho os documentos e celular e qualquer outra coisa livre de poeira e água, o espaço entre banco e guidão ajuda para levar fardo de farinha, ração de cachoro ou outrls pacotes/sacos grandes.o cambio sem embreagem ajuda para dirigir com uma só mão. Eu não trouco por outra moto da mesma faixa de cilindrada, tem a relação perfeita entre economia, agilidade e utilidade. Fora q as peças dela quando estragam( oq é raro, gasto menos de 100 reais a cada 1000 km, contando tudo exeto a gasolina) o melhor dela é q na chuva vc Nao suja os calçados com lama q e oq acontece com quase todas a s outras motocicletas.
Contras:
Suspensão curta, ou ela é dura ou se regular mais macia ela bate quando á uma iregularidade mais grande. A luz dela é muito ruim e as lampadas led não ficam com um foco bom, tanque pequeno, e a minha q ja rodou muito interior ( a coitada tem mais de 73k de kms a carenagem começa a fazer barulho.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
73987
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 10/02/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
0 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
Moto bastante econômica, que atente bastante oque é pedido a ela, fiz uma viagem de 200 km e fui de boa com ela
Contras:
Em contra parte ela para rodovias não tem um desenvolvimento esperado porém chega aonde vc quer, tem um tanque pequeno então se for para longe tem que calcular quanto vai gastar e aonde tem posto, o tanque rende aproximadamente 100km
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
28000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 01/04/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
43 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Consumo ótimo, bonita. Leve, porta objetos parece um porta-malas, motor forte e câmbio muito bem escalonado, durabilidade e manutenção barata.
Contras:
Suspensão um pouco ridpida, rápida demais nas manobras, exige cautela. Preço de compra alto, como tudo neste país...
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
1000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 15/02/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
50 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
- custo de rodagem bom ($/KM)
- manutenção simples
- peças com preço justo
- copatibilidade de peças e acessórios de customização
- agilidade nas mudanças de curvas
- usada tem bom preço, melhor custo/benefício
- mesmo a 125cc faz tranquilo 36km/l na cidade
- os contras da pra corrigir com tunning mas precisa de registro em documento (os pneus largos não);
- embreagem no pé ajuda mais do que atrapalha, chega a ser esportivo pelas trocas rapidas
- peso muito baixo, moto leve
- pequena, da pra guardar em local apertado e pegar corredor tranquilo
- o bagageiro embutido vale ouro!
Contras:
- acessórios de guidão são quase impossívels de instalar
- tanque pequeno, existe espaço mas não foi usado
- motor amarrado poderia ter ao menos 12hp/125 e 9hp/100cc
- pneus estreitos deslizam fácil, recomendo kit sport
- suspenção precária, poderia ser melhor pois o motor não fica fixo na balança como scooters
- farol fraco demais
- na estrada exige muito cuidado e habilidade por ser lenta e ter suspensão ruim
- modelo 2011 ou mais antiga tem pedaleira do passageiro na balança
- freio a tambor praticamente não freia acima de 70km/h
- muito baixa, pedaleira/motor arrasta com facilidade
-balança muito curta, passageiro pesado pode desequilibrar a moto
- nova é muito cara, não vale pois só corrigiram a pedaleira nos ultimos modelos
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
91000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 06/06/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
50 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
É uma moto pra todo tipo de gosto e de pessoas. É uma CUB com uma vocação para pequenas viagens, pois ela se dá muito bem em rodovias e não tem preguiça de manter uma velocidade exigida na via, mas como eu sou meio doidinho, já fiz viagens longas também e a moto não reclama. Tenho uma desde 2010 e ainda não criei coragem de trocar, talvez eu compre uma moto maior e ainda fique com ela. Eu adoro essa bizinha!
É uma moto pra quem gosta de praticidade, agilidade e estilo. A malinha dela faz diferença, dá até pra levar uma pequena feira sem se preocupar em amarrar e perder o espaço que seria do garupa.
A 2010 é linda, mas as mais novas eu não gostei não, exceto as EX que são bem interessantes. Não dá oficina, se depender da biz, as oficinas fecham.
Finalizando, eu judio muito da minha BIZ, eu encaro estrada em todo tipo de condição e até trechos um pouco acidentados. Na minha cidade as ruas são péssimas, a maioria das ruas nem tem calçamento, e mesmo assim ela passa rindo de uma seta a outra. Pode acreditar, essa CUB não vai te desapontar.
Prós:
É uma moto para quem gosta de agilidade, não tem um lugar onde ela não passe. Mecânica é sem comentários, é literalmente um "jumento" de duas rodas, não quebra e nem dá defeito. Quem quer comprar uma é 100% recomendado, pois mesmo eu castigando ela, ela ainda me trata bem. Quando sozinho é muito estável e confiável, e tenho 1,88m e não tenho problemas com a ergonomia. Muito econômica, pois estou fazendo 34km/l média cidade/estrada. Falando assim, sou meio suspeito pra falar.
Contras:
O torque é um pouco baixo, mesmo sendo uma 125cc é um pouco lenta. Ela demora um pouco pra "acordar" e "encher" o motor, mas depois que enche, pode sair da frente que não tem pra ninguém. Quando ando com garupa ela se transforma, pois ela se mostra totalmente instável e demonstra muita insegurança, e como ela não tem o tanque pra apoiar as pernas, tem que ir no braço mesmo. O motor é penalizado por ter apenas 4 marchas, se tivesse a quinta marcha mantendo o sistema semi-automatico ela seria 99% perfeita. Ainda a respeito do câmbio, as trocas são rápidas, precisas e suaves, não tem que ficar metendo o pé pra entrar a marcha. Mas pode ficar tranquilo, por que não há riscos de mudar de marcha acidentalmente. Outro ponto é o painel, pois ele é muito impreciso e requer uma atenção especial. O velocimetro não dá pra confiar muito, pois a diferença entre o aferido e o real é brutal, e ainda o ponteiro tem reações lentas. Já o de combustível vai perdendo a sua precisão com o tempo, mas é totalmente confiável.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
15000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 13/06/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
36 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Ótima, Linda e chama atenção por onde passa, principalmente a versão EX(+), pratica dia a dia, dirigibilidade e conforto pelo modo de não ter que ficar acionando Embrenhagem todo estante, igual nas motos normais como Titan e Fan, Seu motor de 125 Cilindradas não deixa na mão dentro da cidade, ja na rodovia deixa pouco a desejar por ser muito leve, assim acionando riscos. Mais eu recomendo totalmente. So acho feia a versão 2011 e 2012, So mais versão anteriores aparte da 2006.
Contras:
Tanque pequeno.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Dei umas voltas
Tipo de Uso:
Utilitário (Trabalho)
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
0
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
Recomendo
Classificação
Prós:
Moto muito econômica, tive o modelo 2010, creio que só mudou o visual, e o motor se tornou flex, o restante continua igual, então recomendo, o baú é sensacional, muito útil, a ela anda muito bem por ser uma 125, já ganhei de muita fan 125, de factor e de xtz, acompanhava bros 150 com tranquilidade, moto show de bola mesmo.
Contras:
O novo visual não me agradou muito, o modelo 2010 na minha opinião é bem mais bonito, exceto o modelo branco pérola do modelo 2012 ex, ficou muito linda!
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano
Quilometragem:
11000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
mais opções

Outras motos Honda à venda

De R$ 7.800,00 a R$ 7.800,00 entre 35 ofertas
Honda BIZ 125
R$ 7.800,00
Honda BIZ 125
Honda BIZ 125
R$ 12.500,00
Honda BIZ 125
Honda BIZ 125
R$ 7.800,00
Honda BIZ 125
Honda BIZ 125
R$ 9.900,00
Honda BIZ 125
Honda BIZ 125
R$ 6.800,00
Honda BIZ 125

Guias de motos Honda

foto moto honda/shadow-750 Honda Shadow 750
Honda Shadow 750
foto moto honda/cbr-1100 Honda CBR 1100XX Super BlackBird
Honda CBR 1100XX Super BlackBird
foto moto honda/cbx-250 Honda CBX 250 Twister
Honda CBX 250 Twister
foto moto honda/cg-150-titan-es-mix Honda CG 150 Titan-ES Mix
Honda CG 150 Titan-ES Mix
foto moto honda/cb-600-hornet Honda CB 600 (Hornet)
Honda CB 600 (Hornet)

Notícias sobre motos da Honda

capa noticia Teste Honda Biz 125: modelo 2022 teve consumo surreal
Teste Honda Biz 125: modelo 2022 teve consumo surreal
Teste Honda Biz 125: modelo 2022 teve consumo surreal
capa noticia Honda Biz 125: review com preço, consumo, teste e vídeo
Honda Biz 125: review com preço, consumo, teste e vídeo
Honda Biz 125: review com preço, consumo, teste e vídeo
capa noticia Honda Biz 125 2020 ganha (apenas) novas rodas e grafismos
Honda Biz 125 2020 ganha (apenas) novas rodas e grafismos
Honda Biz 125 2020 ganha (apenas) novas rodas e grafismos
capa noticia Fotos e Vídeos da Honda BIZ 125
Fotos e Vídeos da Honda BIZ 125
Fotos e Vídeos da Honda BIZ 125
capa noticia Yamaha Crypton T115 x Honda Biz 125
Yamaha Crypton T115 x Honda Biz 125
Yamaha Crypton T115 x Honda Biz 125