A Honda CBR 600F é uma motocicleta esportiva de quatro cilindros em linha da série CBR. A primeira geração do modelo foi vendido mundialmente de 1987 a 1990. Enquanto isso, os modelos subsequentes são designados como CBR 600 F2, F3, F4 e F4i, respectivamente. E em 2011, a Honda lançou a última encarnação da moto com o mesmo nome.
Honda CBR 600F: ficha técnica, consumo, fotos e vídeos
A Honda CBR 600 chegou ao mercado brasileiro em 1992, e desde então tem passado por várias gerações. A nível mundial, o modelo de primeira geração, juntamente com a CBR750F e a CBR1000F foram as primeiras motos esportivas totalmente carenadas de quatro cilindros em linha da Honda.
Mundialmente, a segunda geração da CBR 600 F foi produzida de 1991 a 1994, enquanto a terceira geração da série foi de 1995 a 1998. A moto teve uma quarta evolução entre 1999 e 2000.
Enquanto isso, no mercado brasileiro, a saudosa CBR 600F do final dos anos 90 e início dos anos 2000 tinha motor carburado. Um propulsor compartilhado com a Hornet, que foi lançada no Brasil em 2004. A usina entregava 96,5 cv a 12.000 rpm, no tradicional quatro cilindros em linha, com 16 válvulas e tinha torque de 6,43 kgf.m a 9.500 rpm.
Aliás, no Brasil, a última geração da CBR 600F foi apresentada ao mercado nacional em 2011, tendo ganhado a companhia da CBR 600 RR em 2014. Essa última CBR 600F compartilhava também a mesma ciclística e motorização da naked Hornet.
Evoluídas, F e Hornet tinham o mesmo motor de quatro cilindros em linha, 599,3 cm³, 16 válvulas com duplo comando no cabeçote e refrigeração líquida, já alimentado por injeção eletrônica. Um propulsor com 102 cv de potência máxima a 12.000 rpm e torque máximo de 6,5 kgf.m a 10.500 rpm. Uma máquina com consumo médio de 15,9 km por litro, dependendo claro da mão do piloto!
Na parte ciclística, a carenada tinha quadro mono–trave superior fundido em alumínio, com o motor fazendo parte da estrutura. Enquanto isso, o conjunto de suspensões tinha garfo invertido na dianteira com uma balança monoamortecida na traseira. E ao contrário da Hornet 2012, o garfo invertido contava com regulagem de compressão e retorno.
Conjunto, preço e fim da linha
Outra novidade no modelo CBR 600F 2011/2012 eram os semi guidões, em vez do guidão mais confortável da versão naked Hornet - era um meio termo entre a naked e a esportividade da CBR 600 RR. O modelo 600F era também dotado de um tanque de combustível exclusivo, com capacidade inferior ao da Hornet - 18,1 litros contra 19 litros da naked.
Essa última versão da CBR 600F chegou ao Brasil nas opções standard com freio a disco nas duas rodas e com a opção dos freios C-ABS (Combined ABS). O modelo chegou em novembro de 2011 em duas cores: branca e preta. O preço público sugerido era de R$ 32.500 para a Standard e R$ 35.500 para a versão com freios C-ABS.
A CBR 600 F foi vendida no Brasil até 2019, quando a CBR 650 R ocupou seu lugar.