Honda CBR 600 F

Honda CBR 600 F
Recomendação:
Satisfação Geral:
Dirigibilidade:
Visual:
Consumo:
Conforto:
Custo X Benefício:
Performance:
Leia as Avaliações Deixe sua Avaliações
Sobre a Honda CBR 600 F

A Honda CBR 600F é uma motocicleta esportiva de quatro cilindros em linha da série CBR. A primeira geração do modelo foi vendido mundialmente de 1987 a 1990. Enquanto isso, os modelos subsequentes são designados como CBR 600 F2, F3, F4 e F4i, respectivamente. E em 2011, a Honda lançou a última encarnação da moto com o mesmo nome.

Honda CBR 600F: ficha técnica, consumo, fotos e vídeos

A Honda CBR 600 chegou ao mercado brasileiro em 1992, e desde então tem passado por várias gerações. A nível mundial, o modelo de primeira geração, juntamente com a CBR750F e a CBR1000F foram as primeiras motos esportivas totalmente carenadas de quatro cilindros em linha da Honda.  

Mundialmente, a segunda geração da CBR 600 F foi produzida de 1991 a 1994, enquanto a terceira geração da série foi de 1995 a 1998. A moto teve uma quarta evolução entre 1999 e 2000.  

Enquanto isso, no mercado brasileiro, a saudosa CBR 600F do final dos anos 90 e início dos anos 2000 tinha motor carburado. Um propulsor compartilhado com a Hornet, que foi lançada no Brasil em 2004. A usina entregava 96,5 cv a 12.000 rpm, no tradicional quatro cilindros em linha, com 16 válvulas e tinha torque de 6,43 kgf.m a 9.500 rpm.

Aliás, no Brasil, a última geração da CBR 600F foi apresentada ao mercado nacional em 2011, tendo ganhado a companhia da CBR 600 RR em 2014. Essa última CBR 600F compartilhava também a mesma ciclística e motorização da naked Hornet.

Evoluídas, F e Hornet tinham o mesmo motor de quatro cilindros em linha, 599,3 cm³, 16 válvulas com duplo comando no cabeçote e refrigeração líquida, já alimentado por injeção eletrônica. Um propulsor com 102 cv de potência máxima a 12.000 rpm e torque máximo de 6,5 kgf.m a 10.500 rpm. Uma máquina com consumo médio de 15,9 km por litro, dependendo claro da mão do piloto!

Na parte ciclística, a carenada tinha quadro mono–trave superior fundido em alumínio, com o motor fazendo parte da estrutura. Enquanto isso, o conjunto de suspensões tinha garfo invertido na dianteira com uma balança monoamortecida na traseira. E ao contrário da Hornet 2012, o garfo invertido contava com regulagem de compressão e retorno.

Conjunto, preço e fim da linha

Outra novidade no modelo CBR 600F 2011/2012 eram os semi guidões, em vez do guidão mais confortável da versão naked Hornet - era um meio termo entre a naked e a esportividade da CBR 600 RR. O modelo 600F era também dotado de um tanque de combustível exclusivo, com capacidade inferior ao da Hornet - 18,1 litros contra 19 litros da naked.

Essa última versão da CBR 600F chegou ao Brasil nas opções standard com freio a disco nas duas rodas e com a opção dos freios C-ABS (Combined ABS). O modelo chegou em novembro de 2011 em duas cores: branca e preta. O preço público sugerido era de R$ 32.500 para a Standard e R$ 35.500 para a versão com freios C-ABS.  

A CBR 600 F foi vendida no Brasil até 2019, quando a CBR 650 R ocupou seu lugar.

Ficha Técnica

Cilindrada: 599
Tipo de Motor: 4 tempos
Arrefecimento: Líquido
Combustível: Gasolina
Potência Máxima: 102 cv a 12.000 rpm
Torque Máximo: 6,53 kgf.m a 10.500 rpm
Transmissão: 6 velocidades
Injeção: Eletrônica
Suspensão dianteira: Garfo telescópico / 109 mm
Partida: Elétrica
Chassi: Aço
Suspensão traseira: Mono-shock / 128 mm
Peso (seco): 191
Comprimento: 2150
Largura: 742
Altura: 1152
Altura do Banco: 803
Distância entre Eixos: 1437
Pneu Dianteiro: 120/70 ZR17 M/C (58W)
Pneu Traseiro: 180/55 ZR17 M/C (73W)
Capacidade do tanque: 18
Balança: Convencional

Outras Versões

CBR 600 F:   1997 / 1996 / 1995 / 1994 / 1993 / 1992
CBR 600 F (ABS):   2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2000 / 1999 / 1998
CBR 600 F (STD):   2014 / 2013 / 2012 / 2002 / 1999
mais opções

Todas as Avaliações da Honda CBR 600 F

Recomendo
Classificação
Prós:
Moto equilibrada de fácil pilotagem. Freios muito bons mesmo na versão STD. Suspensão dianteira ajustável (compressão e retorno). Boa potência , respostas rápidas entre 9.000-12.000RPM, sim é um motor de alta, mas não compromete o uso urbano ou uma tocada mais suave. Mecânica confiável.
Contras:
Falta indicador de marchas e o tacômetro poderia ter mais destaque. Dificuldades em apontar contras, kkk.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
6
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 16/05/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
35 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Motor: Excelente potência para viagens ou passeios, é possível ultrapassar qualquer veículo na estrada. Tem uma velocidade final aproximada de 245km/h, e é possível rodar tranquilamente a 140km/h, bem mais do que a velocidade máxima permitida nas vias públicas; Faróis: Iluminam bem tanto o alto quanto o baixo; Visual: É uma moto muito bonita, com suas carenagens bem encaixadas e bom acabamento na pintura; Escapamento: O som dos 4 cilindros é música para os ouvidos. Seu ronco é grave em baixa rotação e vai ficando agudo em alta. Muito instigante; Aerodinâmica: A proteção que a bolha oferece é suficiente até uns 120km/h. Acima dessa velocidade será necessário "colar a barriga no tanque" e ficar bem encaixado na proteção da bolha, que cumpre bem o seu papel; Pneus: São muito bons, compatíveis com a velocidade da moto e é EXCELENTE em curvas. transmite muita confiança ao piloto; Suspensão: Possui diversas regulagens de carga e retorno da mola. A suspensão dianteira também é regulável; É uma moto bonita, que chama a atenção onde você passar, pelo visual e pela bela música emanada pelo escape 4x1. Sem dúvida uma moto divertida para uso cotidiano e pequenas viagens. Comprei zero km e não tive problemas. Tem motor de sobra.
Contras:
Ergonomia: Para pessoas um pouco mais altas (1,83m) andar mais de 1 hora cansa. Dói as costas (lombar) e ombros, o que força realizar mais paradas para descanso; Consumo: É um consumo relativamente alto (17km/l) e consequente baixa autonomia para viagens (tanque de 15l), porém devido à sua ergonomia, as paradas para alongamento são bem-vindas. As pernas ficam bem flexionadas, o que é compatível com a proposta da moto, mas incomoda um pouco, chegando a ficar dormentes após trajetos mais longos; Peças: Não precisei de peças de reposição que não fossem padrão da revisão. Os pneus são caros e duram pouco mais de 5000km devido à alta tração e potência da moto. Garupa: Não é moto para andar com garupa. O assento é estreito e desconfortável; Suspensão: Pela proposta da moto ser esportiva e não touring é esperado que se atinja o fim de curso da suspensão em terrenos mais acidentados. Chega a raspar o fundo da moto em quebra-molas mais acentuados.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
5000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Alto
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 23/04/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
29 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
A moto tem uma tocada racing sem ser uma esportiva, muito boa na estrada e na cidade. Fácil de pilotar, porém, quando o giro sobe o DNA CBR aparece e a moto dócil fica uma fera. Estou a mais de três anos com ela e nunca apresentou nenhum tipo de problema.
Contras:
Chegou a hora de trocar e a desvalorização está bem acima da média do mercado de médias e altas cilindradas.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
13
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 15/04/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
36 pessoas gostaram
mais opções

Outras motos Honda à venda

De R$ 36.800,00 a R$ 36.800,00 entre 4 ofertas
Honda CBR 600 F
R$ 36.800,00
Honda CBR 600 F
Honda CBR 600 F
R$ 36.000,00
Honda CBR 600 F
Honda CBR 600 F
R$ 39.800,00
Honda CBR 600 F
Honda CBR 600 F
R$ 38.000,00
Honda CBR 600 F

Guias de motos Honda

foto moto honda/biz-125 Honda BIZ 125
Honda BIZ 125
foto moto honda/xlx-250 Honda XLX 250 R
Honda XLX 250 R
foto moto honda/cbx-750 Honda CBX 750 (7 Galo)
Honda CBX 750 (7 Galo)
foto moto honda/vtx Honda VTX
Honda VTX
foto moto honda/cbr-650r Honda CBR 650R
Honda CBR 650R

Notícias sobre motos da Honda

capa noticia Comparativo Honda CBR 600 F e Kawasaki Ninja 650 R
Comparativo Honda CBR 600 F e Kawasaki Ninja 650 R
Comparativo Honda CBR 600 F e Kawasaki Ninja 650 R
capa noticia NT 1100: como é a moto Honda para viajar que queríamos no BR
NT 1100: como é a moto Honda para viajar que queríamos no BR
NT 1100: como é a moto Honda para viajar que queríamos no BR
capa noticia Melhor esportiva Honda, CBR tem edição especial no exterior
Melhor esportiva Honda, CBR tem edição especial no exterior
Melhor esportiva Honda, CBR tem edição especial no exterior
capa noticia Clássica e barata: como é a nova Honda 150 à venda só num país
Clássica e barata: como é a nova Honda 150 à venda só num país
Clássica e barata: como é a nova Honda 150 à venda só num país